Portal da Cidade Umuarama

consultoria

Professores da rede municipal de Umuarama recebem assessoria e trocam vivências

Encontro esclareceu dúvidas das professoras e buscou motivá-las a manter o foco nos princípios do programa

Publicado em 04/09/2019 às 05:42
Atualizado em

(Foto: Tiago Boeing / PMU)

Professores das turmas de 4º ano da rede municipal tiveram uma reunião de motivação e troca de experiências do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), com a consultora Sirley Fátima de Souza nesta terça-feira, 3.

O encontro esclareceu dúvidas das professoras e buscou motivá-las a manter o foco nos princípios do programa, além de apresentar experiências bem-sucedidas de cada escola atendida. “É uma oportunidade de resgatar e divulgar o que vem sendo feito em cada turma, cada sala de aula, reforçando a metologia do programa, e também um momento os professores esclarecerem as dúvidas que surgem no dia a dia, durante as aulas e atividades”, disse a coordenadora educacional Dalva Teodoro de Azevedo da Silveira, da Secretaria Municipal de Educação. 

Segundo a consultora, o objetivo do JEPP é ajudar os alunos a serem pessoas autônomas no futuro, capazes de raciocinar, ponderar e tomas as próprias decisões, seja como empreendedores ou trabalhadores empregados. “Para isso reforçamos os cinco pontos do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), que são vivência, aplicação, relato, generalizações e reflexão/ processamento, momentos bem distintos e importantes no processo”, disse Sirley. 

É importante, segundo ela, “compartilhar os avanços para motivar as colegas e também deixar a criança relatar suas experiências e refletir sobre suas próprias ações, para que ela alcance o desenvolvimento esperado”, completou.

A secretária da Educação, Mauriza Lima, lembra que durante todo o ano, os conceitos empreendedoristas são trabalhados com o livro didático disponibilizado pelo Sebrae para cada aluno, com histórias próprias para a idade deles, que ensinam como adotar comportamentos empreendedores. 

“O projeto ressalta o trabalho em grupo e a importância de cada componente para o sucesso do empreendimento, estimulando a criança seguir princípios empreendedores em sua vida”, explicou a secretária. O JEPP é encerrado com uma atividade prática, na qual os alunos demonstram o aprendizado e a capacidade empreendedora adquirida. 


Fonte:

Deixe seu comentário