Portal da Cidade Umuarama

Primeiro projeto de lei da Câmara de Umuarama exige sistemas de reutilização da água em lava-jatos

Publicado em 18/01/2017 às 04:49

Umuarama – O vereador Mateus Barreto (PPS) protocolou nesta segunda-feira (16) na Câmara Municipal de Umuarama o primeiro projeto de lei da nova gestão legislativa. Trata-se de uma proposta que caso aprovada obrigará as empresas de limpeza de veículos a instalarem equipamentos ou sistemas de tratamento para reutilização da água usada após a lavagem.

“A medida atende a necessidade do uso racional e eficiente da água, evitando desperdícios, trazendo benefícios ao meio ambiente e, consequentemente, à população da nossa cidade”, argumentou o vereador.

O advogado já havia se destacado no campo da defesa ambiental ao decidir transformar o número de votos que recebeu, 2.124 no total (segundo vereador mais votado), em árvores que serão plantadas ao longo de seus quatro anos de mandato.

A ideia surgiu do contato com outros jovens vereadores eleitos na região com quem Barreto espera manter contato durante o cargo de vereador para troca de experiências. “É uma forma diferente de agradecer as pessoas que votaram em mim e também estarei colaborando com o meio ambiente”, destacou Barreto.

Para conseguir plantar as 2.124 árvores, o futuro vereador quer se unir a escolas com o objetivo de fazer uma campanha educativa junto às crianças, incentivando a conservação da Apa do Rio Piava – manancial de água que abastece Umuarama. “Espero utilizar alguma data comemorativa em relação ao meio ambiente contando com as crianças”, comentou. 

Ele completa que não haverá uma data específica, mas espera realizar ao menos oitos ações em 2017 com a participação de alunos de várias escolas públicas e particulares. “Embora tenha colocado o plantio para ser feito durante o mandato, espero efetuar o plantio de todas as árvores no próximo ano”, complementou.

Fonte:

Deixe seu comentário