Portal da Cidade Umuarama

Prefeitura de Umuarama promete a compra de 14 mil uniformes escolares

Publicado em 09/02/2017 às 06:01

Umuarama – A Secretaria de Educação de Umuarama encaminhou para o setor de licitação o pedido de compra dos uniformes para os alunos do ensino fundamental (séries iniciais) e pré-escola da rede municipal de ensino. A secretária Maria Clory Zanferrari conversou com o prefeito Celso Pozzobom, que entendeu a necessidade do investimento para as crianças e autorizou o processo licitatório. Porém, ainda não há prazo para que as camisetas sejam entregues nas escolas.

Como a rede conta hoje com 8.412 alunos, dos quais 7 mil na faixa etária que será atendida, a secretaria encomendará a confecção de aproximadamente 14 mil camisetas de uniforme escolar. São 1.351 crianças de 0 a 3 anos, 1.845 entre 4 e 5 anos (pré-escola) e 5.165 no ensino fundamental (1º ao 5º ano), e ainda 51 na Educação de Jovens e Adultos.

“As mães poderão mandar os filhos uniformizados todos os dias da semana. Esta será uma exigência das escolas”, lembrou a secretária Maria Clory. Hoje, existe defasagem de uniformes. No ano passado a prefeitura não realizou aquisição e em 2015, apenas uma camiseta foi distribuída para cada aluno.

Os alunos da rede municipal voltaram às aulas nesta quarta-feira (8) dentro da normalidade. O único problema ocorreu na Escola Municipal Cândido Portinari, no Conjunto Habitacional Sonho Meu. A unidade foi destelhada durante uma chuva, no dia 9 de janeiro, e a recuperação da cobertura também acabou prejudicada pelo mau tempo. Por isso, o início das aulas na escola foi adiado em três dias e ocorrerá na próxima segunda-feira, 13.

O telhado do pavilhão A foi praticamente arrancado pelos ventos, descobrindo cinco salas de aula, biblioteca e cozinha. “Infelizmente não foi possível recuperar a escola em tempo para a volta às aulas. Além da cobertura, as chuvas também danificaram as instalações elétrica e hidráulica e parte do bloco administrativo. Mas nesta semana o trabalho será concluído e na segunda a escola estará pronta para receber os alunos”, conformou Maria Clory. 

A rede municipal de Umuarama conta com 22 escolas (das quais seis oferecem educação infantil) e 17 centros municipais de educação infantil (CMEIs). Nesta semana, todos os 795 professores da ativa foram convocados para treinamento, palestras e atualização durante a Semana Pedagógica, realizada no Centro Cultural Vera Schubert.

Fonte:

Deixe seu comentário