Portal da Cidade Umuarama

Prefeitura de Umuarama faz esclarecimento sobre uso do transporte escolar

Publicado em 24/02/2017 às 06:41

Umuarama - Pais de alunos da rede pública têm procurado a Prefeitura de Umuarama com questionamentos quanto ao fornecimento de transporte escolar. Para dirimir dúvidas, a secretária municipal da Educação, Maria Clory Zanferrari, explica que para fornecer um serviço justo para os estudantes, o município aderiu a um sistema que leva em conta o georreferenciamento.

Para definir a questão do transporte de alunos, vários fatores são considerados. O primeiro deles é que o aluno deve estar matriculado na escola mais próxima de sua residência. Caso a instituição mais próxima não tenha vagas disponíveis para a série que o aluno estuda, os pais ou responsáveis devem solicitar uma declaração desta escola (oficializando a inexistência) e procurar a vaga em outro estabelecimento – o segundo mais próximo, de acordo com o georreferenciamento – e assim sucessivamente, até conseguir a vaga.

“O transporte será concedido aos alunos matriculados em escolas que estejam distantes mais de 2 quilômetros de sua residência ou se, no trajeto, a criança precisar cruzar uma rodovia. Mas isso, se não houver vaga em escola mais próxima de casa”, afirmou a secretária.

Maria Clory explica que algumas mães rejeitam as vagas na escola mais próxima e escolhem outra, em bairros distantes ou na região central da cidade, e depois exigem o transporte escolar. “Neste caso não há direito ao serviço. O transporte deve ser providenciado pelos pais e alguns não entendem ou não aceitam essa condição. Se houver uma vaga próxima da residência, inicialmente é lá que o aluno deve ser matriculado”, reforçou. 

O controle do transporte escolar é feito por meio da carteirinha do estudante, impressa na Secretaria Municipal da Educação, e que deve ser levada sempre pelos alunos atendidos. O município conta com cerca de 40 linhas onde são transportados alunos, durante o dia e também no horário noturno, com frota de ônibus própria e de empresa terceirizada. Da rede estadual de educação são transportados alunos do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio. Os demais (educação infantil e séries iniciais do fundamental, bem como a Educação de Jovens e Adultos – EJA) fazem parte da educação municipal.

Fonte:

Deixe seu comentário