Portal da Cidade Umuarama

Prefeitura de Umuarama discute recuperação do Complexo Poliesportivo com empresários

Publicado em 07/02/2017 às 06:01

Umuarama – O prefeito Celso Pozzobom e o secretário da Indústria e Comércio, Douglas Bácaro, reuniram-se com empresários da Avenida Parigot de Souza, nas imediações do antigo Complexo Poliesportivo, na tarde desta segunda-feira (6). A comunidade local espera a recuperação de um sentido da via, interditado entre as avenidas Guanabara e a Rondônia desde o avanço da erosão, em setembro de 2015. Embora esteja licitada, a pavimentação vai ter de aguardar mais obras nas galerias.

De acordo com o prefeito, a tubulação empregada na parte próxima da Parigot é inadequada e não suporta o peso do aterro. “Já há tubos se rompendo. Chamamos a empresa responsável pelo serviço para substituir a tubulação, neste trecho, antes de autorizarmos o início das obras na avenida. Há o risco de rompimento”, explicou Pozzobom.

A empresa já enviou uma equipe que vai abrir a tubulação, com auxílio de uma escavadeira hidráulica. A previsão é que em 30 ou 40 dias os reparos nas galerias estejam concluídos. “Os empresários podem ficar tranquilos que falta pouco para liberarmos a construção do asfalto. Sabemos do transtorno que essa situação representa e estamos emprenhados em resolvê-la o quanto antes, mas é preciso cuidar da segurança e realizar uma obra definitiva, que não cause problemas no futuro”, explicou.

Para o Poliesportivo, a ideia do prefeito é a implantação de um parque verde, gramado, com arborização e infraestrutura básica para o lazer da população. “Pelas características do solo, o local não é adequado para grandes obras. Estamos planejando um parque de lazer que terá opções para a população, com visual agradável e confortável”, disse. “Porém, a prioridade é recuperar as galerias e o asfalto, para liberar o tráfego na Avenida Parigot de Souza e nas ruas Paineira e Lázaro Bom”, completou Pozzobom. 

Obra 

A recuperação das galerias foi concluída em dezembro passado. O projeto de restauração é complexo, com galerias em concreto, aduela com três alas de 3m x 3m cada e extensão de 340 metros, que desemboca em um dissipador e depois no canal a céu aberto revestido por gabiões, com 480 metros de extensão – até a ponte que liga o Jardim Petrópolis ao Parque San Remo. A obra foi orçada em R$ 16,8 milhões e o projeto viabilizado com recursos federais do Ministério da Integração Nacional. Resta realizar a terraplanagem e definir de que forma o espaço será aproveitado.

Fonte:

Deixe seu comentário