Portal da Cidade Umuarama

População de Umuarama recebe orientações sobre a tuberculose

Publicado em 27/03/2017 às 04:31

Umuarama – Em parceria com o curso de Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Professora Hilda Kamal, em alusão ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose, comemorado na última sexta-feira (24), a equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um trabalho com foco a divulgação dos sinais e sintomas clássicos da doença.

A ação se deu em áreas da cidade ainda descobertas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e consideradas de risco para a contaminação pela tuberculose. Estima-se que mais de 200 lares foram visitados na quarta-feira (22). Na sexta-feira a parceria continuou, porém com uma atividade diferenciada: os profissionais coletaram amostras de exames laboratoriais para o diagnóstico da tuberculose em pacientes com ao menos um dos sintomas da doença – os principais são tosse há mais de três semanas, febre ao entardecer, sudorese noturna e perda de peso inexplicada.

De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas que pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Em geral, é causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies que podem causar a tuberculose são Mycobacterium bovis, africanum e microti. 

A transmissão costuma ser direta (de pessoa a pessoa), portanto aglomerações são o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou outro fator que gere baixa resistência orgânica também favorecem o estabelecimento da doença. O tratamento à base de antibióticos é 100% eficaz. A cura da tuberculose leva seis meses, mas neste período o tratamento não pode ser interrompido nem abandonado.

Fonte:

Deixe seu comentário