Portal da Cidade Umuarama

Parceria garante orientação, avaliação e tratamento odontológico na rede municipal

Publicado em 20/10/2017 às 23:00

Umuarama - Uma parceria entre a Secretaria de Educação de Umuarama e o curso de Odontologia da Universidade Paranaense (Unipar) está levando orientação e tratamentos odontológicos aos alunos da rede municipal. Todas as 22 escolas foram incluídas no programa. Acadêmicos visitam as salas de aula em grupo e fazem pequenas palestras para as crianças, além de avaliar os dentes e encaminhar para tratamento em consultórios montados no próprio estabelecimento os alunos que apresentarem problemas, como cáries.

Neste ano, a parceria foi iniciada em março e a última unidade do roteiro deve ser visitada na próxima semana, a Escola Municipal Cândido Portinari, no Conjunto Habitacional Sonho Meu. Nesta sexta-feira, 20, a professora Vanessa Rodrigues (da disciplina Saúde Coletiva 2) e sua equipe, formada por dezenas de alunos de Odonto da Unipar, visitaram a Escola Municipal Malba Tahan. A secretária municipal de Educação, Maria Clory Zanferrari, acompanhou as ações, ao lado das coordenadoras Sueli Marsola Costa e Dalva Teodoro Azevedo (Projetos Educacionais). A equipe foi recebida pela diretora da escola, Sandra Zubioli Morandi e pela coordenadora pedagógica Helena Batistuti.

De acordo com a professora Vanessa, a parceria começou no ano passado, quando os alunos do 2º ano de Odonto realizaram um levantamento sobre a situação bucal dos alunos da rede municipal. O cronograma de visitas às escolas foi montado de acordo com a demanda. “Estivemos mais vezes nos locais onde o índice de problemas era maior. Trabalhamos com educação para a saúde bucal, orientações, dicas e práticas com os alunos, e também realizamos restaurações sem trauma (atraumáticas), tratando cáries sem a cadeira de dentista, sem barulho de motor e brocas, sem anestesia nem sugador”, explicou.

Para deixar as crianças mais calmas, a equipe utiliza instrumentos cortantes manuais para a remoção dos tecidos com cárie e depois aplica restaurador dentifrício que libera flúor. “Quando surgem casos mais sérios, é feito o cadastramento da criança e os pais são avisados sobre a necessidade de um tratamento mais complexo. Algumas crianças, também com a autorização dos pais, são encaminhadas para a clínica odontológica da universidade”, informou a secretária Maria Clory.

“Além disso, a parceria prevê a aplicação de selantes entre outras ações preventivas, para evitar que as nossas crianças tenham problemas nos dentes”, emendou o prefeito Celso Pozzobom. “A prevenção é o melhor caminho para a saúde, seja ela na boca ou no corpo todo. Valorizamos e apoiamos iniciativas que tragam orientações e prevenção para os nossos alunos e parabenizamos a Secretaria de Educação e a turma de Odontologia da Unipar por esse trabalho bonito e importante”, disse o prefeito.

O projeto envolve quatro professores, incluindo a coordenadora Vanessa Rodrigues, cerca de 60 acadêmicos do terceiro ano e outros 40 do segundo ano. “É muito importante para a saúde dos nossos alunos este trabalho em conjunto com os acadêmicos de Odontologia. Primeiro porque leva os estudantes a prestar mais atenção nas medidas preventivas, no cuidado com a dentição. E segundo porque trata os dentes que já estão com problemas e encaminha os casos mais graves para a clínica especializada. O alcance do projeto é fantástico, afinal todos os anos da rede municipal recebem orientações e passam por avaliação”, completou Maria Clory.

Fonte:

Deixe seu comentário