Portal da Cidade Umuarama

Parceria entre UEM e IFPR traz novo programa de mestrado para Umuarama

Publicado em 19/01/2017 às 07:02

Umuarama – A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Universidade Estadual de Maringá em associação com o Instituto Federal do Paraná, que inicia as atividades em nível de mestrado acadêmico. O Programa é resultado de uma associação entre a UEM e Instituto Federal do Paraná (IFPR) e será ofertado nos Câmpus Regionais da UEM e IFPR em Umuarama.

Com área de concentração em Sistemas Sustentáveis, as atividades serão desenvolvidas sob a visão sistêmica e integrada na sustentabilidade, com habilidades e competências interdisciplinares para a abordagem integral de problemas envolvendo diferentes enfoques disciplinares.

Serão duas linhas de pesquisas, uma delas é Manejo Sustentável de Recursos Naturais, que tem como proposta produzir conhecimento como subsídio à produção de diagnósticos, prognósticos, avaliações e relatórios para uso das políticas de planejamento e gestão do território.

A outra linha é Tecnologia de Produtos Naturais, cujo foco é atuar em estudos sobre as formas extrativas, as caracterizações físico-químicas e as avaliações biológicas dos compostos bioativos obtidos de produtos naturais, potencialmente úteis e de forma associada com o manejo sustentável aplicado na agricultura e diferentes setores industriais.

Dentro de uma proposta interdisciplinar, o Programa tem como público alvo os graduados nas mais diversas áreas. “A própria estrutura interdisciplinar do currículo do Programa concebe o caráter da formação para a sustentabilidade, em sua visão sistêmica e integrada. Ao profissional de uma área específica, portanto, será dada uma competência intersetorial”, explica a professora Cristiance Mengue Feniman Moritz, Professora da UEM, Campus Regional de Umuarama e pré-candidata à coordenação do programa de Mestrado juntamente com o Professor Otávio Akira Sakai do IFPR. Cristiane explica ainda que serão utilizadas as estruturas das duas instituições envolvidas (UEM e IFPR).

Na primeira seleção do curso serão ofertadas 19 vagas, ampliando esse número para 33 no ano seguinte. O edital de seleção ainda não foi publicado. 

Com a aprovação desse novo programa a UEM passa a contar com 41 cursos de mestrado acadêmicos e onze profissionais, além de 26 doutorados. Desses, 3 programas de Mestrado são de Umuarama (Agronomia, Medicina Veterinária e Sustentabilidade).

Fonte:

Deixe seu comentário