Portal da Cidade Umuarama

Unipar

Congresso em Umuarama terá palestrantes de cinco países, além do Brasil

Encontro pretende integrar pesquisadores discentes e docentes das diferentes áreas do conhecimento

Postado em 16/09/2019 às 11:36 |

Foco principal do Congresso é proporcionar ao universitário a oportunidade de apresentar estudos científicos que desenvolvem na graduação e na pós-graduação (Foto: Unipar)

Com a participação de pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá, Áustria, Portugal, Argentina, além do Brasil, a Universidade Paranaense (Unipar) promove, nos dias 24 e 25 do mês que vem, o 4º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e 18º Encontro Anual de Iniciação Científica, em Umuarama.

O foco principal do Congresso é proporcionar ao universitário a oportunidade de apresentar estudos científicos que desenvolvem na graduação e na pós-graduação. Integrar pesquisadores discentes e docentes das diferentes áreas do conhecimento é outro objetivo do evento, organizado pela DEGPP (Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e da Pós-graduação) da Unipar.

O eixo temático deste ano – ‘Educação, desenvolvimento sustentável e ética’ – guia uma programação científica eclética, composta por módulos temáticos, comunicações orais [realizadas por acadêmicos indicados pelos professores pesquisadores da Unipar], sessões de painéis, feira de empresas, oficinas e mesas-redondas.

Do exterior virão os pesquisadores: Fatma Gassara (Biopterre, Canadá), Monika Schmoll (Austrian Institute of Technology, Austria), Alexandre Gomez Acosta (The University Of North Carolina At Chapel Hill, EUA), Suelen Lucio Boschen de Souza (Computational Neuroscience and Neuromodulation Laboratory - Department of Neurosurgery, EUA), Oscar Daniel SALOMÓN (Instituto Nacional de Medicina Tropical, Argentina) e Gonçalo Nicolau Cerqueira Sopas de Melo Bandeira (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal).

Os convidados internacionais serão o destaque das quatro mesas-redondas, que vão abordar ‘Biotecnologia de fungos: estratégias para obtenção de enzimas industriais’, ‘Abuso de drogas e neuromodulação: da neurociência básica à pratica clínica’, ‘Vigilância Integrada em Regiões Fronteiriças’ e ‘Liberdades e limites para a convivência social: direito, democracia e responsabilidade’.

“O convite aos pesquisadores internacionais é feito pelos programas de mestrado e doutorado da Unipar, por meio da articulação dos pesquisadores da Instituição com os dos outros países, que desenvolvem projetos científicos em parceria”, informa a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar, professora Evellyn Wietzikoski.

A abertura será no Centro de Eventos Metropolitan, com palestra sobre inteligência artificial. Os trabalhos vão acontecer no Câmpus 3 da Unipar, onde também haverá uma Feira de Empresas e praça de alimentação com food trucks (novidades do ano).

Internacionalização 

Segundo a diretora, a participação dos pesquisadores estrangeiros colabora para fortalecer os projetos de internacionalização da Unipar. Há tempo a Unipar vem investindo nesta meta. “Esse contato será importante para fortalecermos nossas relações internacionais, ao mesmo tempo em que proporcionamos oportunidade de interação com todos que estarão nos contemplando com tão importante fomento de conhecimento”, diz, informando que o evento já recebeu mais de duas mil inscrições. Interessados para participar como ouvinte ainda podem se inscrever.

Saiba mais em unipar.br.

Fonte:

Deixe seu comentário

Mais Lidas