Portal da Cidade Umuarama

Palestra leva orientações a alunos sobre o meio ambiente em Umuarama

Publicado em 16/06/2017 às 06:27

Umuarama - Atendendo convite da Secretaria Municipal de Educação, o diretor de Agricultura e Meio Ambiente do município, Elídio Pavan, designou o técnico ambiental Valério Silva para visitar escolas e colégios da cidade que realizam trabalhos culturais e educacionais voltados à preservação ambiental, para exposição durante as comemorações dos 62 anos de fundação de Umuarama.

A maioria das turmas estão realizando trabalhos sobre a coleta seletiva, preservação da natureza e a destinação correta dos resíduos gerados pela população. “Realizamos diversas palestras, ricas em exemplos e orientações sobre o cuidado com o lixo – separando bem o que é orgânico do reciclável – e também a destinação que cada um deve ter”, explicou Valério Silva.

Por isso, além do bate-papo na sala de aula o técnico ambiental levou algumas turmas para conhecer o aterro sanitário e a usina de reciclagem, que é mantida pelo município em conjunto com a associação dos coletores de recicláveis. “Falamos também sobre paisagismo, implantação e cuidados com os canteiros de flores implantados nas avenidas e praças do centro da cidade. Algumas turmas conheceram o viveiro onde as mudas são preparadas para o cultivo, no pátio de máquinas da Prefeitura”, acrescentou.

Professores de duas escolas solicitaram ainda explicações sobre o Programa Lixo que Vale, que troca recicláveis por frutas, verduras e legumes produzidos nas pequenas propriedades rurais de Umuarama. “Este programa ajuda a limpar o meio ambiente, reduzir a desnutrição com alimentos de mais qualidade e garante mercado para o pequeno agricultor”, comentou o diretor Elídio Pavan.

As escolas municipais que requisitaram visitas e palestras sobre o meio ambiente foram a Vinícius de Moraes, Jardim Birigui, Tempo Integral, Doutor Germano Norberto Rudner, Senador Souza Naves e Analides de Oliveira Caruso, também os colégios estaduais Hilda Kamal e Monteiro Lobato e uma turma de Veterinária da Universidade Paranaense (Unipar), totalizando perto de 400 alunos.

Fonte:

Deixe seu comentário