Portal da Cidade Umuarama

Ensino

No ‘Inovar para Brasil’, Google destaca projeto social da Unipar

Evento aconteceu na semana passada, em São Paulo, com representantes de várias Instituições de ensino superior

Publicado em 11/09/2018 às 00:52
Atualizado em

O Google, empresa multinacional de serviços online e software, realizou na semana passada, em São Paulo, o ‘Inovar para Brasil’, um workshop que reuniu líderes de ensino de todo o país para discutir o uso da tecnologia na Educação e apresentar as mais recentes ferramentas criadas para isso. 

A Universidade Paranaense – Unipar foi uma das convidadas de destaque. Dias antes do evento, equipes do Google pesquisaram ações sociais desenvolvidas pelas IES (Instituições de Ensino Superior) do Brasil e chegaram ao AMA (Atividades Motoras Adaptadas), projeto de extensão universitária do curso de Educação Física da Unipar. Criado há mais de dez anos e desenvolvido com recursos próprios da Unipar, o AMA oferece atividade física a pessoas portadoras de deficiência, em várias modalidades desportivas. 

Um dos primeiros a se projetar, o basquete em cadeira de rodas foi o que chamou a atenção do Google, que enviou uma produtora para filmar o cotidiano dos atletas e um treino, na Unidade da Unipar em Cianorte. A gravação, com entrevistas, foi exibida durante o Workshop como exemplo de projeto inovador, “que transformam vidas”, como definiram os organizadores. O projeto também foi comentado e avaliado pela sua proposta. O Reitor Carlos Eduardo Garcia participou do evento na capital paulista. 

Ele diz que a visibilidade que a Unipar teve no evento honra a todos que fazem parte da Instituição. “A Unipar brilhou com um projeto que traz inovação, mas, acima de tudo, inclusão, fato que leva a reforçar nosso sentimento de que estamos no caminho certo, no caminho que faz a diferença”, considera. A presença dos acadêmicos também alegrou o Reitor. 

“Vejo que essa vontade grande de ajudar faz com que a inovação seja transformadora! Isso é edificante!”, interpreta Garcia, que foi recepcionado pelo CEO do Google para a América Latina, Rodrigo Pimentel. “A mensagem que a Unipar passou para os líderes do ensino superior do Brasil foi fantástica! Foi bonito ver a grandeza do projeto, ver os alunos da Unipar falando de uma forma franca, ajudando a todos a pensar no diferente, a refletir sobre o enfrentamento de problemas novos com inteligência”, argumenta Valle.

Projeto que inspira

À frente da apresentação do AMA estavam a coordenadora do curso de Educação Física da Unipar/Cianorte, professora Ellen Rodrigues, e acadêmicos que fazem estágio no AMA. “Sinto muito orgulho de ter tido essa oportunidade de mostrar nosso trabalho, a história do nosso projeto, a história da dedicação dos nossos alunos para outras pessoas... espero que isso seja inspirador”, diz Ellen. 

Mas a participação da Unipar no evento foi mais ampla. A diretora da Instituição, professora Giani Colauto, foi convidada para falar sobre como a Universidade Paranaense e seus alunos vêm se adaptando às metodologias ativas. Ela compartilhou as experiências positivas sobre o uso das ferramentas da plataforma Google For Education, que neste ano, com o início da modalidade de graduação semipresencial, foi intensificado.

Reitor Carlos Eduardo Garcia (ao centro) com equipe da Unipar

Fonte:

Deixe seu comentário