Portal da Cidade Umuarama

Monitoramento de estudantes constata assoreamento de rios de Umuarama

Publicado em 23/03/2017 às 08:30

Umuarama – De acordo com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiocruz), a falta de acesso à água é uma ameaça à saúde pública, pois está, diretamente, relacionada com a propagação de várias doenças – infecciosas, parasitárias ou relacionadas à ingestão de componentes químicos.

E a notória degradação do manancial hídrico urbano está ligada à falta de conscientização de como essas áreas são importantes para a sobrevivência humana, afinal, a água é o recurso natural mais importante da terra. E, nesta segunda-feira (22), Dia Mundial da Água, estudantes do 4º ano do curso técnico em Química do câmpus IFPR Umuarama realizaram a expedição “Em busca da água de Umuarama”.

Sob a coordenação da professora da disciplina de Química e Gestão Ambiental, Máriam Trierveiler Pereira, os estudantes realizaram o reconhecimento, recolhimento e análises químicas das águas de nascentes do córrego Pinhalzinho, do rio Piava e do Lago Aratimbó, todos eles nos limites territoriais de Umuarama.

“O objetivo da saída de campo é realizar um diagnóstico ambiental dos locais, mostrar os equipamentos de análise química e alertar os estudantes para o problema de escassez e a poluição da água urbana”, disse a professora. 

Segundo a docente, a qualidade da água coletada pelos alunos pode ser considerada boa dentro de normas como a que qualifica o seu PH, contudo, é preocupante o nível de assoreamento dos rios. A constatação é um problema que atinge os mananciais hídricos desprotegidos por matas ciliares e faz com que eles tenham os seus cursos alterados e, em casos extremos, até extintos.

Fonte:

Deixe seu comentário