Portal da Cidade Umuarama

Merendeiras de Umuarama participam de curso sobre manipulação de alimentos

Publicado em 20/07/2017 às 03:09

Umuarama - Uma parceria entre a Secretaria de Educação de Umuarama e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) proporcionou um curso de formação em boas práticas na manipulação de alimentos para quase 130 servidoras que trabalham nas escolas municipais e nos centros de educação infantil (CMEI), realizado nesta semana, nas últimas terça e quarta-feira (18 e 19), na Escola Municipal Paulo Freire. O prefeito Celso Pozzobom e a secretária da Educação, Maria Clory Zanferrari, acompanharam os dois dias de trabalho.

O curso, com duração de 8 horas, foi realizado em forma de oficinas, com palestras e demonstrações práticas. “A formação serviu também para a troca de experiências, de conhecimentos e realidades de cada escola, uma forma de aproximar o pessoal de serviços gerais e as merendeiras e padronizar as melhores práticas”, explicou a nutricionista Fabiana Tonon Laino, da Divisão de Alimentação Escolar. Ela coordenou o curso, ao lado da professora e diretora de campus da UEM em Umuarama, Juliana Scanavaca.

Na terça-feira, o curso atendeu a 43 merendeiras e servidoras da cozinha dos centros municipais de educação infantil e no dia seguinte foi a vez de 85 servidores das escolas municipais. O prefeito Celso Pozzobom destacou a disposição das funcionárias em buscar qualificação para melhorar as práticas alimentares e a qualidade da alimentação servida diariamente aos alunos da rede pública.

“Vocês estão de parabéns, tanto a Secretaria da Educação por oferecer esse treinamento, quanto as merendeiras por tirar o dia e adquirir novos conhecimentos e orientações. É gratificante saber que os nossos alunos da rede municipal estão em muito boas mãos. Isso é parte do esforço que temos feito, desde o início da gestão, para melhorar a qualidade do serviço público prestado à população em todos os níveis”, afirmou o prefeito, que agradeceu os parceiros da UEM – a professora Juliana e estagiárias dos cursos de Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Alimentos.

Maria Clory lembrou que a secretaria realiza processo licitatório para a compra de materiais de expediente e de limpeza para suprir as necessidades das escolas, após quase dois anos sem reposição dos estoques. “Com planejamento e prioridade na questão educacional, acreditamos que não vai mais faltar material para as escolas funcionarem adequadamente, daqui para frente. E o apoio do prefeito é fundamental para atender bem as nossas instituições de ensino”, reforçou, elogiando a presença maciça das servidoras que atuam na manipulação e preparação da merenda.

Fabiana aproveitou o treinamento para divulgar o Concurso Gastronômico de Merendeiras da Rede Municipal, que neste ano terá a segunda edição. “A ideia é premiar e divulgar receitas culinárias para a comunidade, elaboradas pelas merendeiras que cuidam da alimentação das crianças nos CMEIs e escolas”, disse. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 25 de agosto.

Fonte:

Deixe seu comentário