Portal da Cidade Umuarama

Ensino

Matrículas para Educação de Jovens e Adultos em Umuarama se encerram nesta sexta

A EJA é ofertada a toda pessoa que deseja obter sua certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio

Publicado em 17/01/2019 às 07:11
Atualizado em

A matrícula e as aulas são gratuitas e o estudante também tem direito à alimentação escolar (Foto: Ilustrativa)

Terminam nesta sexta-feira (18) as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da secretaria da Educação e do Esporte do Paraná. Os interessados devem procurar uma escola estadual que oferta a modalidade ou um dos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja). As aulas começam a partir de 14 de fevereiro.

São 309 estabelecimentos de ensino com EJA em todo o Estado. Em Umuarama o ensino é oferecido nos Colégios Estaduais Ceebja Umuarama, Manuel da Nóbrega e Monteiro Lobato (veja abaixo endereços e telefones).

A EJA é ofertada na rede estadual a toda pessoa que deseja voltar à sala de aula para obter sua certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, com metodologia e materiais didáticos específicos para melhor atender esse público. “Concluir a educação básica aumenta as oportunidades no mercado de trabalho, as possibilidades de continuar os estudos e, inclusive, melhora a qualidade de vida da pessoa”, comenta a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação, Marcia Dudeque.

Para fazer a matrícula é necessário apenas original e fotocópia de documento de identificação e ter, no mínimo,15 anos completos para ingressar no Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio. O aluno constrói sua grade curricular da maneira que for mais adequada, podendo se matricular em até quatro disciplinas de cada vez.

No Ensino Fundamental as disciplinas são: Arte, Educação Física, Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa e Matemática. No Ensino Médio: Arte, Biologia, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

O Ensino Fundamental pode ser concluído em, no mínimo, dois anos e o Ensino Médio em, pelo menos, um ano e meio. A matrícula e as aulas são gratuitas e o estudante também tem direito à alimentação escolar fornecida pelo Governo do Estado.


Fonte:

Deixe seu comentário