Portal da Cidade Umuarama

Judoca umuaramense Any Moreira participa de treinamento com medalhistas mundiais

Publicado em 02/10/2017 às 02:24

Umuarama – A judoca umuaramense Any Moreira participou neste fim de semana de uma clínica de judô em Curitiba. O evento, que reuniu cerca de 200 atletas até de outros países, abrangeu treinamentos físico, psicológico e técnicas de combate, ministrados por grandes campeões e professores (sensei) do tatame brasileiro, como Tiago Camilo, Maria Portela, Washington Donomai e Max Trombini.

“Foi a realização de um sonho, e não foi fácil, tive que panfletar e colar cartaz na rua para ter condições de ir no evento”, explica Any, que esse ano já conquistou o 2º lugar na seletiva estadual, indo competir o Campeonato Brasileiro - região 5, em Caxias do Sul-RS, e já se prepara para a seletiva da categoria de base da seleção brasileira, que está marcada para final do ano.

“Lá também conheci pessoas na mesma situação que a minha, que, às vezes, fazem bicos para conseguir ir a campeonatos, aprendi com isso que para ser campeã é preciso muito mais do que um quimono bonitinho, é preciso entender o que realmente interessa, se você fica na área de conforto você não aprende”, comenta a judoca.

“A Any é diferenciada, hoje é a atleta de maior destaque em Umuarama pelos ótimos resultados que consegue”, afirma seu sensei, Juan Jimenez, que lhe apoia não só nos tatames.

“Meu sensei só deixa eu competir se não tiver notas vermelhas no meu boletim escolar, e ele também diz que tenho que ter uma base além do judô, por isso estou pensando em fazer vestibular para Educação Física ano que vem”, afirma Any.

 A promessa do Judô umuaramense e brasileiro tem apenas 16 anos, mas treina desde pequena. “Eu ia mal na escola, brigava muito, mas aos nove, quando entrei num tatame pela primeira vez, me apaixonei, e o judô ajudou a me formar porque é um estilo de vida, se você luta judô e não chegar a ser campeão, tenha certeza de que vai ser uma ótima pessoa”, finaliza a judoca. 

Segundo Juan Jimenez, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) indica o judô como única modalidade esportiva saudável para crianças a partir dos 4 anos. 

Fonte:

Deixe seu comentário