Portal da Cidade Umuarama

Educação

Inspetor da Guarda Municipal de Umuarama leva palestra sobre trânsito a escolas

Crianças recebem conceitos sobre o trânsito que resultam em harmonia entre pedestres, ciclistas e motoristas

Publicado em 04/09/2019 às 03:15

Inspetor Thiago Mota Neri, da Guarda Municipal e Escola de Trânsito da Umutrans, é responsável pelas palestras (Foto: Divulgação)

O inspetor Thiago Mota Neri, da Guarda Municipal e Escola de Trânsito da Umutrans, está visitando alguns estabelecimentos de ensino para orientar os alunos – pedestres e futuros condutores de veículos no trânsito de Umuarama – para orientá-los sobre atitudes que aumentam a segurança ao transitar pelas ruas e avenidas da cidade.

Na manhã desta terça-feira (3), o inspetor conversou com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Bento Mossurunga, na Zona VII, falando sobre as responsabilidades de cada um no trânsito. Cerca de 60 alunos participaram da palestra.

“Levamos informações para as instituições que solicitam a nossa parceria para orientar os alunos e colaboradores. Esse trabalho é importante por ajudar a reforçar, nos motoristas do futuro, o conceito do trânsito seguro e da direção defensiva, com respeito à vida, para que consigamos reduzir o número de acidentes e principalmente de vítimas nas nossas vias públicas”, disse a diretora da Umutrans (Diretoria de Trânsito), Dianês Maria Piffer.

Além das palestras e orientações, a Umutrans mantém ativa a Escola de Trânsito. Entender o fluxo e saber como se comportar para conviver com mais segurança em meio ao mundo motorizado são alguns dos temas abordados durante o curso, que em parceria com a Secretaria Municipal de Educação tem orientado centenas de crianças da rede de ensino do município.

“A maior parte da população utiliza carros particulares e transporte escolar, enquanto quem mora perto das escolas utiliza as vias públicas para caminhar. A Escola de Trânsito vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o trânsito como um tema transversal a ser trabalhado na Educação Infantil”, justifica o programa.

“Nas aulas, as crianças recebem conceitos sobre o trânsito, responsabilidade e as obrigações de cada um para que haja harmonia entre pedestres, ciclistas e motoristas. Esse projeto mostra como os recursos públicos podem ser bem investidos, pois estamos preparando os futuros motoristas, pedestres e cidadãos que assumirão nossos lugares na sociedade, ao seu tempo”, disse o prefeito Pozzobom.

Ao final do curso os alunos recebem carteira de pedestre, bloco de minimultas e a cartilha com todas as informações para auxiliar os pais na condução dos veículos ou no comportamento como pedestre, cobrando uma boa conduta. No ano, nove pessoas já morreram vítimas do trânsito em Umuarama.

Fonte:

Deixe seu comentário