Portal da Cidade Umuarama

cidadania

IFPR de Umuarama intensifica fabricação de máscaras de proteção para doação

Projetos integram voluntários, professores e alunos na confecção de máscaras cirúrgicas e protetores faciais

Publicado em 09/06/2020 às 22:01
Atualizado em

Voluntários se dedicam à confecção dos materiais de proteção em projetos coordenados por professores da instituição (Foto: Divulgação/IFPR)

Com o início das aulas remotas e o trabalho contínuo de prevenção a covid-19, os dias têm sido intensos no Instituto Federal do Paraná, Campus de Umuarama, nas últimas semanas. Servidores, estudantes e voluntários já produziram e distribuíram mais de 2 mil máscaras do tipo cirúrgica.

O projeto, que é de autoria dos professores Meire Pereira de Souza Ferrari, Sandra Valéria Dalbello de Mesquita e Eduardo Goiano, teve início em abril e recentemente recebeu um recurso do Governo Federal, por meio da Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPR, referente ao edital n° 12, de 19 de março de 2020 – Chamada interna de apoio a projetos de extensão, pesquisa e inovação para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.

Segundo a professora Meire, este recurso permitiu ampliar o trabalho que já estava sendo feito com recursos próprios e do campus, que vem acontecendo por voluntários da comunidade, estudantes e professores.

As máscaras são confeccionadas em tecido e são esterilizadas, embaladas e distribuídas em Umuarama e região (em pontos estratégicos), e também há entidades que buscam esse apoio junto aos coordenadores da proposta. 

Além disso, continua a produção de protetores faciais, proposta coordenada pelo professor Eduardo Goiano, que conta com o apoio de servidores e estudantes do campus. O objetivo é produzir 1500 protetores faciais, que são distribuídos em unidades de saúde e escolas em Umuarama e em toda a região. 

"Apesar da correria e de todo trabalho, estamos felizes em poder ajudar os mais carentes e, de certa forma, contribuir para prevenção da doença, que tem se alastrado rapidamente pelo mundo todo”, declara Meire.

Veja algumas instituições que já foram beneficiadas com as doações

Colégio Estadual Ana Neri

Hospital do Câncer Uopeccan de Umuarama

Cense de Umuarama

Fotos: Divulgação/IFPR


Fonte:

Deixe seu comentário