Portal da Cidade Umuarama

nacional

IFPR de Umuarama é hexacampeão brasileiro de lançamento de foguetes

Andressa Bastiansch, Flavio de Souza Júnyor e Heloísa Zulato venceram a competição realizada no Rio de Janeiro

Publicado em 30/10/2019 às 23:43

A equipe Sarnas Galegas é formada pelos estudantes Andressa Daniela Bastiansch, Flavio de Souza Júnyor e Heloísa Zulato Magalhães (Foto: Divulgação / IFPR)

Três alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), integrantes da equipe Sarnas Galegas foram campeões da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A competição aconteceu entre os dias 15 e 18 de outubro no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Umuarama foi representada pelos estudantes Andressa Daniela Bastiansch, Flavio de Souza Júnyor e Heloísa Zulato Magalhães, que já thaviam conquistado o campeonato estadual.


A Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos são construídos por alunos individualmente ou em equipes e são confeccionados a partir de garrafa pet, utilizando como “combustível” o vinagre e bicarbonato de sódio. 


A equipe Sarnas Galegas obteve com o lançamento de seu foguete um alcance equivalente a 244,5 metros, trazendo, então, o título de campeão para a instituição, que, agora, é hexacampeã na modalidade.

Os alunos agradeceram ao apoio dos professores Otávio Akira Sakai, José Adolfo Mota, Lucas Campanholi Junior e Samuel Ronobo Soares.

A participação de campeonatos começou quando a instituição criou, em meados de 2012, o projeto de extensão denominado Grupo de Estudos de Astronomia – GEA, cujo um dos objetivos era a propagação científica por meio de atividades lúdicas que conquistassem o interesse dos estudantes.

Nesse mesmo ano, foi proporcionado aos estudantes do ensino médio integrado o desafio de construir foguetes de garrafa Pet. No ano de 2013, foi realizado a 1ª edição do campeonato de lançamento de foguetes do campus (etapa classificatória para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) – evento aberto à participação de escolas públicas e particulares de todo o território nacional). No mesmo ano, o instituto conquistou uma vaga para o campeonato nacional, onde foram campeões pela primeira vez.

A partir de então, todos os anos, o campus Umuarama tem classificado equipes que venceram o campeonato nacional.

Fonte:

Deixe seu comentário