Portal da Cidade Umuarama

IFPR de Goioerê registra patente de sistema de mensagens sem internet

Publicado em 10/10/2017 às 05:54

Goioerê – Com a presença do reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Odacir Antonio Zanatta, será realizado nesta terça-feira (9), no campus do IFPR de Goioerê, o lançamento oficial do primeiro pedido de patente da unidade educacional, denominado “sistema de bate-papo de rede social móvel na proximidade”. A distância de comunicação depende dos roteadores, podendo chegar a 400 metros.

Em outras palavras, a invenção consiste em um método que envia mensagens entre dois telefones celulares sem conexão com a internet, com a utilização do roteador interno existente nos telefones móveis.

A invenção foi concebida pelo professor Charles Tim Batista Garrocho, e os alunos Jessé Rocha e José de Souza (foto acima), do curso de Técnico em Informática. Eles farão a apresentação do método nesta terça-feira. O sistema foi concebido para ser utilizado em casos de inoperância da rede e em catástrofes, mas segundo os inventores, pode ter muitas outras utilidades. 

Segundo o diretor do campus do IFPR de Goioerê, Carlos Furtado, uma das funções do Instituto Federal é a de produzir conhecimento e fazer com que este conhecimento chegue até a comunidade.

Fonte:

Deixe seu comentário