Portal da Cidade Umuarama

IFPR busca parceria com o IAP para implantação de projeto de reflorestamento

Publicado em 16/09/2017 às 03:50

Umuarama - Um projeto de pesquisa do IFPR (Instituto Federal Tecnológico do Paraná) em parceria com o IAP, com apoio direto do chefe da entidade, Toninho Comparsi, tem por objetivo a produção de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica para posterior reflorestamento da mata ciliar do rio Piava. Outra proposta da iniciativa é a produção de mudas de IPE, para serem distribuídas para a população de forma gratuita, em virtude do Projeto Ipê: Árvore Símbolo de Umuarama, de autoria da vereadora Ana Novais.

As atividades estão sendo coordenadas pela professora e coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Norma Barbado e a professora Patrícia Pereira Gomes, alunos bolsistas e mais diversos parceiros. 

Recentemente, as professoras Norma Barbado e Patrícia Gomes, acompanhadas da vereadora Ana Novais, acompanha estivaram em visita ao chefe do IAP, Toninho Comparsi, ocasião em que foi oficiado com o Instituto o termo de parceria da execução do projeto, que terá a produção de mudas no viveiro pertencente à entidade. 

No encontro, o Comparsi destacou a importância da iniciativa, salientando ser de grande interesse do Instituto Ambiental do Paraná manter parcerias com ações as quais se voltem ao reflorestamento e a valorização da árvore no contexto social. Ele deixou o viveiro da IAP à disposição do projeto na produção das mudas. 

Estatísticas

Umuarama possui grande quantidade de árvores plantadas (cerca de 100.000), apresentando a média de uma árvore por habitante. Apesar de ser um exemplo em arborização urbana, é possível verificar que nas zonas ripárias do município ainda há muitas áreas degradadas, necessitando a produção milhares de mudas para o plantio e restauração das mesmas, principalmente no Rio Piava, responsável pelo abastecimento de água da cidade. Umuarama está situada em uma área de importantes divisores de bacias hidrográficas (rios Piquiri, Ivaí e sub-bacia do Rio Paraná), sendo abastecida pelas águas do Rio Piava, que deságuam no rio Anta e depois no Ivaí. 

Abraço Ambiental

Ainda em se tratando das ações ambientais voltadas ao reflorestamento, o IFPR realizará no dia 21 de Setembro, às 9h, do Abraço Ambiental. As atividades acontecem no mesmo dia em que se comemora o Dia da Árvore e deve reunir centenas de pessoas em um abraço simbólico ao Bosque Uirapuru. 

Fonte:

Deixe seu comentário