Portal da Cidade Umuarama

Horta em terreno baldio vira fonte de renda para ex-pedreiro

Publicado em 03/06/2017 às 06:02

Umuarama - A cerca de 90 dias, moradores do Jardim Tropical passaram a contar com uma horta urbana, onde estão sendo comercializados produtos orgânicos. A iniciativa é de um pedreiro que em razão de um problema de saúde precisou se afastar das obras e optou por iniciar a horta a fim de obter uma renda extra.

“A ideia surgiu porque eu trabalhava como pedreiro e tive um problema em um dos meus braços. Um dia encontrei um amigo e falei que estava com vontade de fazer uma horta urbana, então ele ofereceu um terreno de 280 metros. Fui ver o lugar e gostei. Logo comecei a plantar”, explica Antônio Carrion, proprietário do espaço.

De acordo com Antônio, o modo do cultivo em meio as residências e o dia a dia corrido,  tem atraído os moradores do bairro. “No começo fiquei preocupado com as vendas, achei que ia ter que pegar o carro e sair vendendo os produtos, mas a vizinhança me adotou aqui. Eu não uso nada de agrotóxico, eles podem comprar alface, almeirão, rúcula, couve, salsinha e cebolinha tudo orgânico”, descreve.

Antônio que já tinha um pouco de experiência com cultivo tem recebido ajuda de diversas pessoas. “Tive ajuda da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários de Umuarama através do professor Max Rickli, aonde ele já veio com os alunos visitar nosso espaço. Veio também há pouco tempo um agrônomo, então sempre estão me passando conhecimentos para melhorar minha produção”.

O terreno utilizado foi todo ocupado pelas hortaliças, porém o agricultor já estuda novas formas de aproveitar o espaço. “Estou precisando de mais produção, pois, para falar a verdade chega à faltar hortaliças para a vizinhança. Como o terreno é pequeno já estou fazendo alguns testes para plantar na vertical”.  Segundo o ex-pedreiro, a intenção é conseguir tirar com as vendas ao menos um salário mínimo para o seu sustento.

Para Antônio, atitudes como esta deveriam ser exploradas por mais proprietários. “Os donos de terrenos deveriam fazer isso ou pelo menos dar para alguém fazer, porque muitas vezes os terrenos ficam lá apenas juntando insetos”, encerra.

Max Rickli, Coordenador da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da UEM, campus de Umuarama, destaca como iniciativas assim são essenciais. “Essas hortas urbanas são importantes primeiramente para a geração de trabalho e renda, além disso, garante alimentos frescos vendidos diretamente ao consumidor, terrenos mantido limpo, controle de insetos e doenças”. Atualmente a incubadora atende duas hortas urbanas na cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário