Portal da Cidade Umuarama

Grupo de apoio para celíacos fará sua primeira reunião em Umuarama

Publicado em 02/02/2017 às 06:15

Umuarama – Nesta terça-feira (07), um grupo de apoio para celíacos e familiares se reunirá pela primeira vez nas dependências da Clínica Sandri, às 20h. A palestra acerca da doença celíaca será proferida pelo pediatra gastroenterologista Allessio Sandri.

A doença celíaca é autoimune e causa lesão no intestino delgado levando à atrofia dele, bem como, a um quadro grave de desnutrição. De acordo com o doutor Allessio Sandri, a doença é mais comum do que se imagina, pois há um caso a cada 300 pessoas. Os portadores da doença celíaca não podem fazer ingestão de alimentos que contenham glúten, ou seja, trigo, aveia, cevada, centeio e malte.

O especialista também ressalta que existe o caráter hereditário da doença e que o exame HLA constata a sua existência. Porém, o exame que certifica se o paciente é realmente portador é a biópsia do intestino delgado. Outro ponto salientado é que nunca se deve fazer o tratamento por exclusão, ou seja, sem constatação médica. A indicação é sempre procurar um médico, neste caso, o gastroenterologista.

“Há pessoas altamente sensíveis. Há variação de sintomas, eles não são idênticos em todas as pessoas. Entretanto, é um doença que possui controle, sendo o foco principal a isenção de 100% de glúten na alimentação e reposição nutricional”, destaca Sandri.

O doutor Allessio Sandri também ressalta a importância do grupo que tem intenção de futuramente torna-se a Associação dos Celíacos de Umuarama.  “Temos a intenção com o grupo de reunir pessoas para ajuda mútua, trocar receitas, fazer compras conjuntas, visitar empresas para contribuírem com essa questão, estudar em grupo, montar cardápios, criar orientações para colégios e creches”

A Clínica Sandri fica na avenida Ângelo Moreira da Fonseca, 3051 e o telefone é o (44) 3626 2000.

Fonte:

Deixe seu comentário