Portal da Cidade Umuarama

Educação

Gibi sobre cuidados com idosos será distribuído nas escolas de Umuarama

Com tiragem de 10 mil exemplares, o gibi será distribuído aos alunos da rede municipal de ensino

Publicado em 17/12/2018 às 08:55

Gibi conta com personagens da Turma do Umuaraminha (Foto: Tiago Boeing)

Para conscientizar e educar as crianças sobre a importância de valorizar os idosos e combater a violência física e psicológica, a exploração financeira e o abandono, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso lançou nesta sexta-feira (14), o gibi “Meu melhor amigo é meu avô”, elaborado pelo Instituto Brasilzinho Educar para Transformar/ Marcos Vaz Produções, com personagens da Turma do Umuaraminha.

Com tiragem de 10 mil exemplares, o gibi será distribuído aos alunos da rede municipal de ensino e disponibilizado também às bibliotecas das escolas estaduais, ao Conselho Estadual do Idoso e demais parceiros. “Queremos fazer uma ampla divulgação desse trabalho para tentar mudar essa triste realidade e, ao mesmo tempo, mostrar o trabalho que é realizado em Umuarama, graças à parceria com a administração municipal, por meio das secretarias de Educação e Assistência Social”, disse a presidente do Conselho do Idoso, Sebastiana Ruiz Garcia.

O prefeito Celso Pozzobom participou do lançamento, na Secretaria Executiva dos Conselhos, e destacou as parcerias com entidades e a sociedade civil que resultam em bons trabalhos, como o gibi do idoso. “Tenho visto notícias sobre violência contra idosos na região, praticada pelos próprios familiares, e acho isso inaceitável, muito triste, por envolver a própria família”, comentou. “O abandono também é uma violência, pois a família joga a responsabilidade para o Estado, quando ela deve ser compartilhada por todos. Espero que a educação ajude a mudar essa realidade”, apontou.

Parabenizando toda a equipe envolvida no projeto, Pozzobom disse que o gibi permite uma leitura agradável que pode mudar o pensamento das crianças e lembrou que há poucos dias o Projeto Vida Ativa Melhor Idade teve a confraternização anual dos integrantes num pesqueiro da cidade.

As secretárias municipais de Assistência Social, Izamara Amado de Moura, e Educação, Mauriza Lima, também elogiaram a publicação, resultado do trabalho conjunto entre o conselho e o poder público para combater um problema que acontece dentro de casa. “Precisamos educar melhor nossas crianças, que um dia também serão pessoas idosas, para tratar com respeito e carinho seus familiares de mais idade”, disse Izamara, deixando a estrutura da secretaria à disposição dos conselhos do idoso, da mulher e da criança para futuras parcerias. Mauriza Lima comentou que a Secretaria de Educação busca formas de envolver a experiência dos idosos em projetos educacionais.

Fonte:

Deixe seu comentário