Portal da Cidade Umuarama

vagas cmei

Fila Única abre inscrições na segunda, mas ainda não há previsão de convocação

Pais ou responsáveis que tiverem interesse em pleitear uma vaga na educação infantil devem acessar o link e preencher um cadastro

Publicado em 02/07/2020 às 05:59
Atualizado em

Cadastros podem ser feitos a partir da próxima segunda-feira, 6 de julho (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

O Programa Fila Única estará novamente liberado para cadastros novos a partir da próxima segunda-feira, 6 de julho. Os pais ou responsáveis por crianças de 0 a 3 anos, que tiverem interesse em pleitear uma vaga na educação infantil da rede municipal, deverão acessar o link do sistema e preencher o cadastro com muita atenção, pois todos os dados informados deverão ser comprovados quando for feita a convocação.

O link para as inscrições é www.filaunica.umuarama.pr.gov.br. O Fila Única é regulamentado pela Lei Municipal 4.390/2019 e utiliza critérios bem claros e específicos para a seleção das vagas. “Reiteramos que apesar de o sistema estar aberto para novos cadastros, a partir de segunda-feira, não há previsão de convocações para o ano letivo de 2020”, esclarece Gislaine Binder, do setor de Documentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. 

A secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, lembra que o programa passou por modificações em seu funcionamento, no ano passado, conforme a Lei 4.390/2019 e o Decreto 265/2019. As principais alterações foram a classificação conforme critérios de prioridade para atendimento, que seguem a seguinte ordem: I – crianças cujos pais ou responsáveis trabalhem; II – crianças atendidas por programas sociais; III – crianças cuja família tenha menor renda; e IV – crianças cuja inscrição no programa tenha antecedido a dos demais. 

Na inscrição, os pais ou responsáveis podem escolher até três unidades educacionais de interesse para realizar a matrícula, concorrendo pelas vagas nas unidades escolhidas conforme a ordem de interesse, disse a secretária. Mauriza reforça que “todas as informações declaradas no momento da inscrição deverão ser comprovadas posteriormente, mediante documentação, porém no momento não há previsão de convocação”. 

“As inscrições do Fila Única, nesse momento, visam atualizar as informações de demanda para o planejamento do próximo ano letivo da educação infantil. Estamos construindo mais 12 salas de aula nos CMEIs, ampliando e readequando unidades escolares e realizando uma série de melhorias para aumentar a oferta de vagas de 0 a 3 anos. Com esses investimentos, será possível atender cerca de 20% da demanda reprimida já no início de 2021”, informou a secretária Mauriza Lima.

Fonte:

Deixe seu comentário