Portal da Cidade Umuarama

Falta de educação de moradores que destinam lixo nas ruas provoca transtorno para a Prefeitura de Umuarama

Publicado em 22/01/2017 às 21:06

Umuarama – A falta de consciência de alguns moradores quanto à limpeza pública tem dado trabalho extra para a Prefeitura de Umuarama. Boa parte das reclamações recebidas nas primeiras semanas do ano referem-se ao acúmulo de lixo e entulho nos canteiros centrais de avenidas em praticamente todas as regiões da cidade. A destinação desses detritos é responsabilidade do morador e não do município. O prefeito Celso Pozzobom apela ao bom senso da população para evitar esta prática, “pois além de elevar os custos da limpeza, aumentar o tempo para realizar o serviço e incomodar os vizinhos, essa atitude pode resultar em penalidades para quem a pratica”, lembrou.

O Código de Posturas (lei complementar nº 129/2004) é bem claro ao determinar, no artigo 6º, parágrafo 3º, que “É proibido fazer a varredura do interior dos prédios, dos terrenos e dos veículos para via pública, bem como despejar ou atirar lixo e detritos sobre o leito de logradouros públicos”, como praças e canteiros centrais. “Essa é uma atitude reprovável. Quem precisa se desfazer de móveis, sofás, galhos de árvore ou qualquer tipo de entulho que tenha em sua casa, deve providenciar o transporte até o aterro sanitário. E não transferir mais esta responsabilidade para a prefeitura, que já tem inúmeras atribuições”, afirmou Pozzobom.

Nesta semana, o secretário municipal de Serviços Públicos, José Guimarães de Melo, manifestou sua preocupação com o excesso de móveis velhos e objetos inservíveis descartados de forma irregular nos canteiros. “Temos encontrado de tudo, desde sofás, armários e balcões velhos, até fogões, geladeiras e vasos sanitários”, informou.

Além do trabalho extra para a remoção e transporte, o lixo pesado dificulta a limpeza dos canteiros, atrasa o trabalho e às vezes danifica o equipamento utilizado pelos servidores. “O trator equipado com roçadeira não entra onde tem entulho em meio ao mato. O serviço fica todo para o pessoal que opera as roçadeiras manuais e exige mais tempo”, lembrou o secretário.

O prefeito Celso Pozzobom alerta que moradores flagrados jogando lixo, entulho ou móveis velhos nos canteiros serão autuados conforme a lei. “Não é isso que nós queremos. Acredito que essas pessoas vão se conscientizar e deixar de fazer essa sujeira. Trabalhamos duro para limpar a cidade, cortar o mato e recuperar as praças, canteiros e o asfalto. A equipe é limitada e temos poucos equipamentos em boas condições de uso no pátio. Precisamos da colaboração de todos para eliminar essa demanda de serviço e manter a cidade limpa, agradável, bonita, do jeito que a população merece”, solicitou.

Nas primeiras semanas do ano a Prefeitura já recolheu mais de 150 caminhões de lixo dos canteiros, junto com o mato cortado nas roçadas. “É fundamental a participação da comunidade evitando o descarte irregular nos canteiros. Pedimos a compreensão e a colaboração de todos para evitar esse problema, fazendo o descarte da forma correta. O lugar desse lixo é no aterro sanitário municipal e o gerador é quem deve providenciar o transporte”, orientou. “Do contrário, teremos de usar a força da lei para punir as pessoas que insistirem nesta prática lamentável”, completou o secretário José Guimarães.

Fonte:

Deixe seu comentário