Portal da Cidade Umuarama

CUNHO SOCIAL

Ex-alunos da Unipar recebem ‘Votos de Aplausos’ da Câmara Municipal

Talita Souza, Paulo Ferreira e Vinícios Cheron apresentaram seus projetos a então presidente do órgão, vereadora Maria Ornelas, autora do projeto

Publicado em 26/02/2019 às 05:50

Egresso Paulo Henrique de Lima Ferreira em apresentação do seu TCC, que propõe a criação de um espaço de lazer com um lago (Foto: Unipar)

Com estudos e projetos voltados à temática social, egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar receberam ‘Votos de Aplausos’ da Câmara de Vereadores de Umuarama. A menção honrosa costuma ser expedida para boas causas.

Os contemplados foram Talita Caroline de Souza, Paulo Henrique de Lima Ferreira e Vinícios Alves Cheron, que concluíram o curso no ano passado, e os professores orientadores, Rodrigo da Silva Rodrigues e Anne Lisa Davies, com seus TCC’s (Trabalhos de Conclusão de Curso) que voltados a promover cidadania. Talita, com o TCC ‘Uma expressão arquitetônica sobre a reconciliação do homem com a casa’, pensou e projetou um abrigo transitório para moradores de rua; Paulo propôs o ‘Parque do Lago: um novo espaço livre para Umuarama’; e Vinícios, a ‘Biblioteca do Bairro – Arquitetura como mediadora entre projeto padrão e identidade do lugar’.

Todos ficaram muito felizes com a honraria. “É incrível saber que um trabalho, ao qual dedicamos tanto do nosso tempo, recebeu uma homenagem dessas”, vibra Vinícios. Paulo conta que se sentiu honrado pela oportunidade de apresentar o projeto na Câmara de Vereadores: “É uma resposta ao empenho, dedicação e relevância dos nossos trabalhos para a sociedade”. Para Talita, “a oportunidade foi muito boa também porque permitiu aproximar a discussão arquitetônica a temas relevantes e abordá-los no viés social”.

A coordenadora do curso, professora Paula Gomes, que acompanhou as apresentações, conta que é uma honra ver seus alunos receberem esta homenagem: “São projetos muito bem elaborados, com grande dedicação dos alunos e com temas de grande importância. Por isso, esta menção honrosa traduz-se no reconhecimento do bom trabalho que desenvolvemos no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipar”.

Necessidades locais

A vereadora Maria Ornelas, que propôs os ‘Votos de Aplausos’, diz que é importante conhecer e valorizar o bom trabalho dos nossos estudantes e professores, “especialmente os profissionais que usam o conhecimento na busca de soluções para problemas que enfrentamos em nosso dia a dia”. Ela diz também que “o TCC é um grande desafio para os formandos, pois não basta apresentar um bom projeto: é preciso considerar a realidade local onde o projeto está inserido, contemplando sua comunidade local e necessidades. Esse princípio foi bem explorado pelos formandos de Arquitetura e Urbanismo da Unipar”.


Fonte:

Deixe seu comentário