Portal da Cidade Umuarama

Evento de Enfermagem em Umuarama aponta novos rumos da profissão

Publicado em 29/05/2017 às 08:25

Umuarama – Com o eixo temático ‘Boas Práticas de Enfermagem e a Construção de uma Sociedade Democrática’, a Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, realizou a 4ª Semana de Enfermagem, organizada pela coordenação do curso.

Paralelamente aconteceram também a 16ª Jornada de Enfermagem, o 16º Fórum Pedagógico e de Egressos e a 4ª Semana de Prevenção e Controle de Infecção. Palestras e oficinas sobre temas da atualidade envolveram professores, estudantes e profissionais da área.

Os trabalhos foram abertos pela coordenadora do curso, professora Maristela Ribeiro, que destacou o quanto é importante este evento na formação acadêmica dos futuros enfermeiros. Em seguida, a enfermeira Veniangeli Bernardi, falou sobre a ‘Atuação do enfermeiro como profissional liberal’.

A Semana continuou com a palestra ‘Atenção Básica – Rede Mãe Paranaense’, discutida pela coordenadora estadual do Programa Rede Mãe Paranaense, enfermeira Débora Mara Bilovus. Outro tema que entrou na pauta foi ‘A importância do conhecimento dos enfermeiros e diagnóstico precoce da toxoplasmose gestacional’, com a professora doutora Luciana Vieira Pinto Ribeiro.

Para falar sobre a ‘Organização da procura de órgãos’ foi convidada a enfermeira Gislaine Duarte, coordenadora da Central de Transplante/Regional de Maringá. Já a palestra ‘Valorização profissional’ foi ministrada pela enfermeira Simone Peruzzo, presidente do Coren/PR (Conselho Regional de Enfermagem). 

Nas oficinas, os estudantes puderam aprofundar os conhecimentos sobre Atendimento ao paciente ostomizado, Assistência de enfermagem ao recém-nascido e Abordagem do enfermeiro no atendimento ao paciente politraumatizado.

No Fórum Pedagógico professores e estudantes debateram assuntos voltados para a melhoria do projeto político-pedagógico da graduação. Já no Fórum de Egressos, os ex-alunos Soliane Maria Zambello, Marcelo Santana, Letícia Maria Bondezan e Thaline Januário compartilharam um pouco das experiências vividas no curso e na profissão. “Mais uma vez alcançamos nossos objetivos, promovendo uma semana repleta de troca de conhecimentos e interação entre as turmas e os profissionais convidados. Foram momentos de saber, de construção coletiva, oportunizando aos nossos estudantes reconhecer seu papel acadêmico e profissional”, observa a coordenadora, professora Maristela Azevedo.

Enfermeiro na comunidade 

No final da Jornada, dia 12, data em que se comemora o Dia do Enfermeiro, a coordenação realizou o projeto de extensão Enfermeiro na Comunidade no hospital do câncer. Lá, uma equipe de estudantes, sob supervisão de professores, prestou orientações e serviços, como teste rápido de hepatite C, teste de glicemia e aferição da pressão arterial.

Fonte:

Deixe seu comentário