Portal da Cidade Umuarama

CONGRESSO

Evento da Unipar acontece nesta quinta e sexta com mais 2,5 mil participantes

Congressistas devem movimentar a Umuarama durante os dias de evento; virão da Suíça, Espanha, Portugal, Cuba, Colômbia e Uruguai

Publicado em 24/10/2018 às 08:26

Cena de mesa-redonda na edição de 2017 (Foto: Divulgação )

A Universidade Paranaense se empenha nos últimos detalhes da organização do 3º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, programado para esta quinta, 25, e sexta, 26, no Câmpus-Sede, em Umuarama.

Junto, acontece o 17º Encontro Anual de Iniciação Científica da Unipar. Seguindo o eixo temático ‘Ciência, Tecnologia e Sociedade’, a programação inclui, entre outros atrativos, conferência, palestras, oficinas, mesas-redondas e mostra de trabalhos científicos, apresentados em painéis ou na forma oral.

Os convidados são conferencistas conceituados de várias universidades do Brasil e exterior. Virão pesquisadores da Suíça, Espanha, Portugal, Cuba, Colômbia e Uruguai. Mais de vinte IES (Instituições de Ensino Superior) brasileiras estarão representadas no Congresso, entre elas UFSC, UFBA, Unesp, UFSP, Mackenzie, UFGD, UFSE, Anhembi Morumbi e USC, além das paranaenses UEM, UEL, Unioeste, FAG, UniDomBosco, ITFPR, UniCuritiba e outras. Também confirmaram presença palestrantes do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, do Núcleo Universitário Latino Americano do Brasil, do Hospital Santa Casa da Misericórdia de Santos/SP, da Embrapa e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

A realização é da Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar. A diretora, professora Evellyn Wietzikoski, está confiante. “Estamos muito animados, porque o número de inscritos superou em cerca de 30% o do ano passado. Acreditamos que isso se dê pelo sucesso das edições anteriores e pelo reconhecimento da seriedade e competência da nossa equipe na elaboração de uma programação que prioriza intercâmbio de conhecimento em todas as áreas”, afirma.

Crime em ambientes virtuais

A comissão organizadora colocou o tema ‘Criminalidade e internet’ na pauta da conferência de abertura do Congresso. O convidado é o procurador de justiça e professor da UniCuritiba, Fábio Guaragni. O Reitor Carlos Eduardo Garcia vai prestigiar. “Vamos reafirmar, neste grande evento, a importância da Universidade Paranaense para o Paraná, para o Brasil na produção e difusão do conhecimento; estamos muito felizes, também, porque o evento provoca um impacto bastante positivo na nossa cidade e região”, afirma Garcia. O momento cultural, que ilustra a cerimônia de abertura, desta vez fica a cargo dos pratas da casa: Cia Unipar de Dança e Pitoresco Grupo de Teatro Unipar.

Fonte:

Deixe seu comentário