Portal da Cidade Umuarama

Estudantes de Umuarama devem renovar contrato com o Fies para evitar problemas

Publicado em 17/01/2017 às 06:48

Umuarama – Desde segunda-feira (16), o Sistema Informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil (SisFies) está aberto para os alunos. Estudantes de todo o país, que ultrapassam o número de 1,3 milhão, podem, portanto, renovar seus contratos, já que os aditamentos são feitos pela internet. A renovação vale somente para contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. Já as novas inscrições estão previstas para fevereiro.
As universidades já informaram ao fundo se o estudante continua matriculado e se ele teve aproveitamento acadêmico acima de 75% das matérias cursadas.
O coordenador-geral de Suporte Operacional ao Financiamento Estudantil, Flávio Carlos Pereira, disse que o estudante receberá uma mensagem eletrônica ou pode, por iniciativa própria, acessar o sistema no portal do SisFIES e preencher as informações requeridas.

Evitar problemas

A abertura do SisFies para os aditamentos foi uma das primeiras medidas anunciadas este ano pelo Ministério da Educação (MEC). A intenção é evitar os problemas que ocorreram no ano passado. No segundo semestre de 2016, as renovações dos contratos, que geralmente ocorrem no início do semestre, só puderam ser feitas a partir de outubro, devido a atrasos de pagamentos. De acordo com o MEC, cerca de 98% dos estudantes conseguiram renovar o financiamento, o que totalizou um orçamento de R$ 8,6 bilhões. 

O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O aluno só começa a pagar a dívida após a formatura. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. 

Fonte:

Deixe seu comentário