Portal da Cidade Umuarama

San Marino

Estudantes da Unipar desenvolvem projeto de revitalização do Centro Comunitário

Trabalho envolveu acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil que participam do Escritório Modelo

Publicado em 01/10/2018 às 06:34
Atualizado em

Equipe do EMA com a professora Paula (Foto: Unipar)

Atendendo ao pedido da associação de moradores, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unipar desenvolveram projeto de revitalização do Centro Comunitário do San Marino. O trabalho desafiou os conhecimentos e a criatividade dos estagiários do Escritório Modelo de Arquitetura (EMA). 

Depois de pronto, o projeto foi apresentado ao prefeito Celso Pozzobom, à presidente da Câmara de Vereadores de Umuarama, Maria Ornelas, ao diretor da pasta de Assuntos Comunitários do município, Amos Estphal, e ao presidente da associação do bairro, Samuel Batista. 

Todos elogiaram as soluções apresentadas. Durante a apresentação, o responsável técnico do EMA, arquiteto Guilherme Serafim, salientou que a reestruturação proposta consiste em organizar o espaço para convivência, diversão, prática de esportes e de outras atividades, como palestras e cursos. 

Praticamente em desuso, o local conta com salão, ginásio de esportes e campo de futebol. “Elaboramos o projeto levando em conta a questão do orçamento baixo, mas sem deixar que isso prejudicasse a harmonização das nossas ideias”. 

Ele diz que a equipe do EMA se empenhou para atender as necessidades da comunidade: “Tomamos o cuidado de, antes de tudo, ouvir os moradores do bairro, que muito nos ajudaram nessa tarefa”. A coordenadora do curso, professora Paula Gomes, acompanhou a equipe na apresentação, na prefeitura. O EMA é um projeto de extensão universitária da Unipar que elabora projetos arquitetônicos para instituições sem fins lucrativos.

Fonte:

Deixe seu comentário