Portal da Cidade Umuarama

Estudante de Direito se destaca incrementando currículo com publicações científicas

Publicado em 08/08/2017 às 08:07

Umuarama – O estudante que entra em um curso superior decidido a alcançar seus objetivos e se tornar um profissional de sucesso precisa estar convicto de que a dedicação aos estudos será primordial na sua caminhada universitária. O aluno Pedro Henrique Marangoni estava ciente disso ao ingressar na Universidade Paranaense. E seu esforço está sendo recompensado.

Com 20 anos de idade e cursando o quarto ano de Direito no Câmpus de Umuarama, ele é um dos destaques da graduação: aproveita todas as oportunidades oferecidas para ampliar os conhecimentos e incrementar seu currículo profissional. Um dos pontos fortes do futuro bacharel é a pesquisa científica. “Fui motivado a entrar na iniciação científica pela curiosidade e acabei me apaixonando por essa área; foram os desafios que lá encontrei que me fizeram permanecer até hoje”, conta, entusiasmado.

Para ele, a pesquisa é muito mais que um artigo a ser desenvolvido ao final de cada ano: “É se colocar à prova, é administrar o tempo diante das inúmeras tarefas que o dia a dia pede, é treinar horas e horas para uma apresentação e, mesmo que não saia como o esperado, conhecer o real sentido da palavra ‘realização’. A pesquisa proporcionou-me evoluir intelectual e humanamente, me dando a certeza de que sempre posso melhorar e ir além”.

O esforço do estudante foi tanto que em 2015 e 2016 ele recebeu menção honrosa da coordenação do curso, pela efetiva participação em projetos de pesquisa. Até agora foram três: ‘Conselho Tutelar: Suas atribuições e importância no desenvolvimento social’; ‘As marcas da inclusão educacional no projeto político-pedagógico dos cursos de Pedagogia e sua relação com o desenvolvimento socioeducacional’; e ‘Inclusão educacional no ensino superior: Principais desafios e perspectivas contemporâneas em educação’. Essas pesquisas lhe renderam 17 publicações científicas, nos periódicos da Unipar, USP, Unicesumar, UEL e UEM e em Caderno Jurídico.

“Posso afirmar que o Pedro Henrique se destaca na pesquisa por ser extremamente interessado, compromissado, dedicado, organizado e por ter uma visão do futuro, saber aonde quer chegar. Outro atributo seu é o fato de estar sempre em busca do seu crescimento pessoal, superando as dificuldades, corrigindo erros e modificando as formas de agir que precisam ser mudadas”, elogia o orientador do estudante, professor Luiz Roberto Prandi.

Palestrante, colunista e monitor

Os predicados do Pedro Henrique Marangoni extrapolam o campo da pesquisa. O ótimo desempenho nos estudos e toda a experiência adquirida até aqui fizeram dele um palestrante de sucesso. O aluno já compartilhou seus conhecimentos em palestras e defesas na USP (Universidade de São Paulo), UEL (Universidade Estadual de Londrina), UEM (Universidade Estadual de Maringá), Famper (Faculdade de Ampere), Unicesumar (Centro Universitário de Maringa), além da Unipar.

Ele também é monitor na graduação da Unipar (desde o ano passado ajuda colegas de curso na disciplina de Direito Civil), colunista de caderno jurídico e estagiário no Ministério Público de Cruzeiro do Oeste. Boa parte do seu sucesso o estudante atribui à estrutura da Unipar e à qualidade do seu corpo docente. “A gente não entra na Universidade sabendo tudo. Portanto, é necessário que lá esteja um professor que se dedica e que invista no aluno, um professor que não desiste do ideal de ensinar; tudo isso encontrei na Unipar”, afirma Pedro Henrique.

Para o coordenador do curso, professor Valdeci Pagani, o ótimo desempenho do aluno na graduação e na iniciação científica é prova de que o curso está alcançando seus objetivos, que é o de formar profissionais com conteúdo técnico sólido e com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente. 

“O mérito também é dele, claro, pois sua projeção é resultado da sua dedicação aos estudos e à pesquisa, instrumento indispensável na aquisição do conhecimento”, ressalta Pagani, enfatizando que o estudante serve de exemplo e referência aos demais alunos. “Se ele conseguiu, por qual razão os demais não conseguiriam? Afinal, as condições de trabalho e estudo são iguais para todos”.

Fonte:

Deixe seu comentário