Portal da Cidade Umuarama

Escolas de Umuarama aderem ao concurso cultural do Televisando 2017

Publicado em 26/05/2017 às 06:25

Umuarama - O Televisando, projeto de mídia e educação da RPC e Instituto GRPCOM, acaba de lançar o Concurso Cultural 2017, a etapa mais esperada do projeto. O projeto acontece envolvido em uma temática anual, que é o ponto de partida para as discussões e reflexões com o uso da mídia. Em 2017 a temática é “Viver bem, que mal tem”, que aborda três subtemas: Alimentação, Prevenção e Bem-estar.

Através das reportagens especiais sobre o tema, produzidas pelo jornalismo da RPC, alunos e professores têm a oportunidade de refletir e materializar em seus desenhos todo conteúdo desenvolvido em sala de aula. Em Umuarama, o lançamento ocorreu durante reunião com a presença de professores e coordenadores das escolas da rede municipal – um público de aproximadamente 100 pessoas – na última semana, no salão de eventos do Sesc.

“Todas as nossas escolas aderiram ao concurso cultural, envolvendo os alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal. É um aprendizado a mais para eles, além da carga curricular, em uma parceria importante e produtiva”, comentou a coordenadora educacional Dalva Teodoro de Azevedo da Silveira. O projeto tem o apoio da secretária de Educação, Maria Clory Zanferrari, e do prefeito Celso Pozzobom. “Tudo que agrega conhecimento é muito válido para as nossas crianças, pois elas estão em processo de desenvolvimento para se tornarem os futuros cidadãos de Umuarama”, comentou o prefeito.

Os alunos podem participar em duas categorias: “Ilustração” e “Histórias em Quadrinhos”. A primeira, destinada aos estudantes dos 1º aos 3º anos, é a produção de um desenho sobre a temática, em que são avaliados a reflexão e criatividade. A segunda, direcionada aos alunos dos 4º e 5º anos é a produção de uma pequena história, distribuída em quatro quadrantes de uma folha, em que são observados a criticidade, criatividade, senso de humor e lições aprendidas durante as aulas relacionadas ao projeto.

Professores possuem uma categoria exclusiva, a “Prática Pedagógica”, que é um relato das atividades desenvolvidas com os alunos, que deve utilizar a TV como recurso pedagógico.

Premiação

Alunos e professores recebem prêmios nas etapas Municipal e escolas na etapa Estadual. TVs e tablets são os prêmios oferecidos para as três categorias. Este ano os trabalhos devem ser enviados às secretarias municipais de Educação até 17 de agosto. A entrega dos prêmios está programada para outubro.

No ano passado, 41 municípios paranaenses participam do projeto. São 802 escolas e mais de 4 mil professores envolvidos. O Televisando também bateu recorde de engajamento, com o maior número de adesão de professores da história do projeto, desde que foi lançado, em 2008.

Fonte:

Deixe seu comentário