Portal da Cidade Umuarama

Escola do Jardim Birigui participa de jornada nacional de educação alimentar

Publicado em 11/07/2017 às 03:34

Umuarama - A Escola Municipal Jardim Birigui, da Rede Municipal de Ensino, é uma das inscritas na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional realizada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que neste ano tem como tema os alimentos regionais brasileiros. Na última semana, as professoras levaram as crianças do período da tarde para conhecer uma feira do produtor, realizada no próprio bairro, e nesta segunda-feira, 10, os alunos tiveram um cardápio especial na merenda – a receita do Frango na Telha, prato típico de Umuarama.

O objetivo das ações, previstas na jornada, é incorporar o tema alimentação e nutrição no contexto escolar, com ênfase na alimentação saudável e na promoção da saúde. “Reconhecemos a escola como um espaço propício à formação de hábitos saudáveis e à construção da cidadania, considerando que o ambiente escolar pode e deve ter função pedagógica, devendo estar inserida no contexto curricular”, justificou a diretora Márcia Tiago Sá.

Partindo do aspecto da escola como espaço propício para promover a saúde, a formação de valores e hábitos saudáveis (entre eles o da alimentação), a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional visa contribuir para a conscientização de escolhas alimentares mais saudáveis pelos estudantes. “Não temos dúvidas de que a escola pode promover uma alimentação adequada, saudável e segura, inserindo conceitos de alimentação e nutrição nos diferentes níveis de ensino, aliados ao conteúdo programático. Dessa maneira, a jornada fomentará a criação de bons hábitos de alimentação pelas crianças”, reforça a coordenadora Sônia Marta Albertini Balbino.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Clory Zanferrari, as unidades de educação infantil devem ser ambientes promotores de alimentação adequada e saudável. “A escola é um local privilegiado para a promoção de alimentação adequada e saudável e prevenção do sobrepeso e da obesidade, principalmente na infância. Na escola temos ambiente para desenvolver estratégias de promoção que envolvam toda a comunidade escolar, estimulando práticas saudáveis”, definiu.

Considerando a escola um espaço de convivência e troca de vivências, a experiência alimentar pode ser levada ao núcleo familiar. “Uma escola promotora de saúde estimula, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), boas práticas de alimentação e a busca por escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis, tanto dos estudantes como da comunidade”, completou a diretora Márcia Tiago Sá.

A jornada

O Brasil conta com mais de 150 mil escolas espalhadas por todos os Estados e muitas já realizam um trabalho de excelência na alimentação das crianças. A jornada busca disseminar essas práticas, para que haja troca de experiência e os estudantes tenham, cada vez mais, acesso a um atendimento de qualidade. Ela será composta por seis etapas com os temas: Alimentação complementar e prevenção da obesidade infantil; Alimentos regionais brasileiros; Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos; Horta escolar pedagógica; Agricultura familiar na escola; Atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer.

Cada fase deverá ter uma breve descrição da ação executada, conforme roteiro prévio, a inserção de uma fotografia que comprove a realização das atividades e um pequeno vídeo demonstrando o que foi realizado em cada etapa. O detalhamento dos processos está no regulamento.

A cada etapa cumprida no prazo será liberada na plataforma e-FNDE, para download, uma peça do selo de participação da Jornada de EAN com a descrição do tema executado. Após a conclusão das seis etapas, o participante terá recebido as seis peças e completado o selo. Todos que completarem a jornada no prazo receberão, ainda, certificado de menção honrosa nominal para o nutricionista, diretor da escolar e o coordenador da jornada; Kit com publicações sobre alimentação saudável; Divulgação da ação em publicação do FNDE produzida em formato digital, além da participação em uma mostra de educação alimentar e nutricional no Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição (CONBRAN), a ser realizado em Brasília, em 2018.

Fonte:

Deixe seu comentário