Portal da Cidade Umuarama

SEGURANÇA

Escola de Trânsito inicia novo ciclo com alunos do 4º ano

Projeto orienta crianças da rede municipal de ensino sobre temas como comportamento, responsabilidade e respeito no trânsito

Publicado em 19/03/2019 às 02:42

(Foto: Pedro Oliveira / PMU )

Entender o trânsito e saber como se comportar para conviver com mais segurança em meio ao mundo motorizado são alguns dos temas abordados durante o curso da Escola de Trânsito da Umutrans (Diretoria de Trânsito de Umuarama), um projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação que tem orientado centenas de crianças da rede de ensino do município. Nesta semana, mais um ciclo de orientações foi iniciado.

O prefeito Celso Pozzobom e a secretária da Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, ao lado do secretário de Administração, Vicente Gasparini, da diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer, e do diretor da Guarda Municipal, inspetor Valdiney Rissato, acompanharam a aula inaugural do novo período na manhã desta terça-feira, 19.

“A maior parte da população utiliza carros particulares e transporte escolar, enquanto quem mora perto das escolas utiliza as vias públicas para caminhar. A Escola de Trânsito vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o trânsito como um tema transversal a ser trabalhado na Educação Infantil”, justifica o programa.

Nesta terça, uma turma de 24 alunos do 4º ano da Escola Municipal Sebastião de Matos esteve na Umutrans para receber as orientações da equipe da Escola de Trânsito. O cronograma foi aberto na segunda, com o 4º ano da Escola Ângelo Moreira da Fonseca, e tem programação fechada até 4 de abril. Neste período, turmas da manhã e tarde de 19 escolas do município terão passado pelo treinamento.

“Nessas aulas, as crianças recebem conceitos sobre o trânsito, responsabilidade e as obrigações de cada um para que haja harmonia entre pedestres, ciclistas e motoristas. Esse projeto mostra como os recursos públicos podem ser bem investidos, pois estamos preparando os futuros motoristas, pedestres e cidadãos que assumirão nossos lugares na sociedade, ao seu tempo”, disse o prefeito Pozzobom.

A secretária Mauriza Lima disse que o aprendizado da Escola de Trânsito deve ser compartilhado com os colegas na escola e também com a família. “Ao final do curso vocês recebem carteira de pedestre, bloco de minimultas e a cartilha com todas as informações para auxiliar os pais na condução dos veículos ou no comportamento como pedestre, cobrando uma boa conduta e preparando-se para se tornar os futuros motoristas”, apontou.

A diretora da Umutrans, Dianês Piffer, lembrou que neste ano, em pouco mais de dois meses, seis pessoas já morreram no trânsito de Umuarama e duas estão internadas em UTIs, vítimas de acidentes. “Isso precisa mudar e estamos apontando na formação dos futuros motoristas para que nossa cidade tenha uma realidade diferente nos próximos anos. Nesse sentido, todo o esforço é importante”, destacou.

Ainda nesta semana, a Escola de Trânsito receberá alunos das escolas Germano Norberto Rudner, Cândido Portinari, Evangélica, São Cristóvão e Paulo Freire. Até o final da ‘temporada’, 1013 alunos do 4º ano da rede municipal terão completado o curso. “Além disso, recebemos alunos da rede privada e de outras instituições”, completou Dianês.


 

Fonte:

Deixe seu comentário