Portal da Cidade Umuarama

Em ação de recepção acadêmica, estudantes da Unipar vão doar sangue e alimentos

Publicado em 24/03/2017 às 07:21

Umuarama – O Trote Solidário já é considerado um dos eventos mais tradicionais da Universidade Paranaense – Unipar. Os famosos ‘micos’ dão espaço para ações de responsabilidade social, voltadas a ajudar o próximo. No início do ano letivo, período que concentra muitas ações de Recepção Acadêmica, os veteranos e calouros se organizam para realizar as doações.

A ação se tornou projeto institucional. Via Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), a Unipar incentiva seus acadêmicos a participar de campanhas que se traduzem em filantropia. Nos sete Unidades, as doações acontecem desde a primeira semana de aula. Neste ano, em Umuarama, os estudantes estão sendo conclamados a doar alimentos não perecíveis.

A ação social traz inúmeros benefícios. De um lado, as entidades, que são beneficiadas, podem ajudar as pessoas carentes; do outro, alunos, professores e funcionários compartilham da alegria e do crescimento pessoal por poderem estender uma mão amiga a quem precisa. Para os estudantes que doarem, os benefícios vão além.

Eles recebem horas extracurriculares (necessárias para obtenção de grau); a cada quilo de alimento doado, uma hora é concedida. No ano passado a campanha arrecadou mais de dois mil quilos de alimentos. No Câmpus-Sede, as doações podem ser entregues no PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), no PAE (Pronto Atendimento Ambulatorial Escola) e na Clínica Odontológica.

As doações também podem ser feitas nas coordenações dos cursos do Câmpus 3 e no Hospital Veterinário (Câmpus Cruzeiro). A coordenadora geral do Piae, professora Giuliana Oliveira Marson Teixeira, está à frente dos trabalhos: “O trote solidário é uma forma de conscientizar nossos alunos sobre ações cidadãs, cumprindo com nosso dever de responsabilidade social. Trabalhamos para que eles realmente entendam a importância de atitudes que venham torná-los pessoas melhores”

Doação de Sangue 

No conjunto de ações do Trote Solidário, ainda destaca-se a campanha de doação de sangue, realizada em parceria com os hemonúcleos do Paraná. Os estudantes participam, colaborando para aumentar o estoque dos bancos de sangue e, ao mesmo tempo, conseguindo horas extracurriculares. Em Umuarama, será realizada em duas etapas: na primeira o estudante deverá comparecer ao Pronto Atendimento Escola da Unipar até o próximo dia 24 para passar pela triagem; e nos dias 6 e 7 de abril serão realizadas as coletas de bolsa de sangue, no Hemonúcleo de Umuarama.

Fonte:

Deixe seu comentário