Portal da Cidade Umuarama

em casa

Educação produz material para alunos de Umuarama com atividades não presenciais

Material será revisado e em seguida distribuído para estudantes da rede municipal

Publicado em 21/05/2020 às 21:48

Escolas irão informar os responsáveis sobre as datas de entrega dos cadernos de atividades (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

A Secretaria Municipal de Educação produziu material impresso pautado no eixo ‘Interações e brincadeiras’ para os pais realizarem atividades com as crianças, de forma lúdica, recreativa, criativa e interativa. “O material será distribuído após processo de revisão e impressão. Além dos cadernos da educação infantil (4 e 5 anos), teremos novos cadernos de atividades para os alunos do Ensino Fundamental e EJA/Fase I”, informou a secretária de Educação, Mauriza Lima Menegasso.

A data de entrega será informada pelas unidades educacionais. O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou em abril o parecer 05/2020, que trata da reorganização do calendário escolar e da possibilidade de computo de atividades não presenciais para cumprimento de carga horária mínima anual em razão da pandemia da Covid-19. 

O parecer sugere que, para minimizar eventuais perdas para as crianças, “as escolas possam desenvolver materiais de orientações aos pais ou responsáveis com atividades educativas de caráter eminentemente lúdico, recreativo, criativo e interativo, para realizarem com as crianças em casa, enquanto durar o período de emergência [...]”. 

As propostas devem considerar que as crianças menores se desenvolvem e aprendem brincando, prioritariamente. Já para as crianças da pré-escola (4 e 5 anos), a indicação é de brincadeiras, conversas, jogos, desenhos e atividades para os pais ou responsáveis desenvolverem junto com as crianças. 

“As escolas orientam as famílias a estimular e envolver as crianças nas atividades rotineiras, transformando o cotidiano em espaço de interação e aprendizagem”, define o parecer. “Além de fortalecer o vínculo neste tempo em casa, essas ações potencializam dimensões do desenvolvimento infantil e trazem ganhos cognitivos, afetivos e de sociabilidade”, lembra Mauriza Lima. 

Deliberação

A Secretaria Municipal de Educação está respaldada pelo Conselho Estadual de Educação (Art. 2º da Deliberação 01/2020) para realizar atividades não presenciais na Educação Infantil. Conforme a deliberação, “fica autorizada às instituições de ensino credenciadas e com cursos e modalidades já autorizados e/ou reconhecidos de Educação Básica e Educação Superior, com exceção para a educação infantil, a oferta de atividades não presenciais”. 

Com base nessa orientação, a SME não enviou materiais impressos aos alunos da Educação Infantil, pois nesta etapa da educação básica as interações e a brincadeira – eixos norteadores das práticas pedagógicas nas unidades educacionais – são a prioridade e não as atividades em papel. 

A secretaria optou por produzir vídeos direcionados às famílias das crianças da Educação Infantil para orientar e sugerir atividades a serem desenvolvidas em casa. O material é uma parceria com os professores da Educação Infantil da Rede Municipal e a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura e contém ações para enriquecer a rotina diária da família com a criança e fortalecer os vínculos afetivos. A divulgação começou em maio.

Fonte:

Deixe seu comentário