Portal da Cidade Umuarama

Diretoria de Trânsito de Umuarama fará estudo com radar móvel

Publicado em 29/04/2017 às 07:21

Umuarama - Na próxima semana, a partir do dia 3, a Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) inicia o treinamento de inspetores da Guarda Municipal que vão operar um radar estático portátil para a fiscalização do tráfego de veículos no perímetro urbano e em trechos municipalizados de rodovias estaduais. Cinco inspetores serão treinados, inicialmente, e depois os conhecimentos sobre a operação do equipamento serão repassados aos demais integrantes da corporação.

Entre os dias 3 de maio e 2 de junho, a Guarda Municipal vai monitorar diversos pontos de grande movimento no centro e bairros da cidade, colhendo dados para definir qual é o tipo mais indicado de equipamento para fiscalizar a velocidade dos veículos – se radar fixo, móvel ou ambos, que serão adquiridos por licitação ou locados nos próximos meses – e também em quais pontos a fiscalização é mais necessária.

O treinamento tem uma parte teórica, porém a maior parte será prática e nas ruas. A diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer, solicitou as especificações técnicas do aparelho para adiantar a orientação e informou que o trabalho vai priorizar locais bem sinalizados quanto aos limites de velocidade, como as avenidas Tiradentes, Ângelo Moreira da Fonseca e os trechos urbanos das rodovias (saídas para Maria Helena, Ivaté e Xambrê). Neste período, não haverá autuações de motoristas.

Os guardas vão registrar o fluxo e a incidência de veículos em excesso de velocidade para um estudo mais amplo, inicialmente sem notificação. Haverá abordagem e orientação aos motoristas mais apressados no sentido de educar o trânsito, em operações conjuntas entre a Guarda e a Polícia Militar. “Aproveitaremos o radar móvel para blitze educativas por conta do Maio Amarelo, um movimento que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo”, informou Dianês Piffer.

A fiscalização vai priorizar vias com alto índice de acidentes relacionados ao excesso de velocidade dos veículos, devidamente sinalizadas quanto aos limites de velocidade e a operação do radar estático móvel – placas especiais vão orientar os motoristas quanto à fiscalização eletrônica nas mesmas placas que hoje informam o limite de velocidade. Ainda não há prazo definido para o início da aplicação de multas com o equipamento.

A diretora da Umutrans chamou a atenção para o movimento Maio Amarelo, uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil que vai discutir a segurança viária e mobilizar a comunidade nos mais diversos segmentos – órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Alunos das escolas municipais terão um concurso de redação sobre o trânsito e o melhor texto será premiado com uma bicicleta.

“Precisamos efetivamente discutir o trânsito e realizar ações para propagar o conhecimento, abordando com toda a amplitude a questão do trânsito. Na próxima semana teremos reunião com os comerciantes, na Aciu, e discutiremos quais ações serão realizadas nas mais diferentes esferas. O Maio Amarelo precisa envolver a sociedade porque, como propaga a campanha, a mudança depende de nós”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário