Portal da Cidade Umuarama

Diante da crise, contratação de estagiários ganha espaço em Umuarama

Publicado em 01/02/2017 às 08:39

Umuarama - Nos dias atuais entrar no mercado de trabalho está cada vez mais difícil, ainda mais quando se trata de pessoas sem experiência profissional. Uma boa saída para quem está em busca de aprendizado são os estágios. Umuarama conta com duas principais instituições que fazem o intermédio entre empresas e estudantes.

“O Ciunem tem como objetivo proporcionar a oportunidade da inserção profissional do estudante, seja do ensino fundamental, médio ou superior, fazendo uma ponte entre as instituições de ensino e o mercado de trabalho”, comenta Bruno Henrique Guedes de Melo, Coordenador Geral do Ciunem, Centro de Incentivo a União Escola/Empresa.

Segundo o coordenador a procura por estágios tem crescido cada vez mais. “Em 2016 tivemos um bom ano comparado aos anteriores, chegamos a uma média de 2.300 contratações sendo 866 delas somente na unidade de Umuarama”.

Conforme a Lei do Estagiário os contratos podem ter duração de até dois anos e cabe a empresa decidir se o estagiário será contratado ou não. “Em média 60% dos nossos estagiários são efetivados”, afirma a Coordenadora do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) de Umuarama, Elizabete Mulezi. De acordo com as instituições, em Umuarama as áreas de atuação com maior demanda para os estudantes são as de educação, administração, informática e enfermagem.

Em tempos de crise, oferecer um estágio pode ser uma boa opção tanto para os estudantes, que podem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida acadêmica, quanto para as empresas que ganham um profissional com disposição de aprender por um custo menor.

“Ao mesmo tempo que a crise aumenta a procura por estagiários, ela diminui o índice de efetivação. O que ao nosso ver é de maior relevância ao estagiário”. Mas para o coordenador, isso não é um problema. “Muitos retornam agradecidos pela oportunidade de estágio, às vezes, ela não resultou em efetivação mas abriu a porta para sua contratação em outra empresa”, conclui Bruno. 

Vagas disponíveis no Ciunem:

Administração – 02

Administração (EAD) – 01

Ciência Contábeis – 01

Ensino Médio – 01

Estética e Cosmética – 01

Gestão Comercial (EAD) – 01

Gestão de Recursos Humanos (EAD) – 01

Processos Gerenciais (EAD) - 01

Técnico de Administração – 03 

Técnico de Contabilidade – 01

Endereços

Ciunem: praça Mascarenhas de Moraes, 5051, telefone: 3621-2840

Ciee: avenida Astorga, 4550, telefone: 3623-1440

Fonte:

Deixe seu comentário