Portal da Cidade Umuarama

Dia da Árvore é marcado com Abraço Ambiental e distribuição de poemas

Publicado em 21/09/2017 às 08:46

Umuarama – Alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) participaram de uma ação educadora em comemoração ao Dia da Árvore: colocaram 130 poesias sobre o tema, impressas em papel reciclável e amarradas com sisal, que é de fácil decomposição, no centro da cidade.  O ato faz parte do projeto "Da Semente à Poesia".

“É uma homenagem ao Dia da Árvore e conteúdo de avaliação sobre o ciclo do produto, no caso aqui é sobre o ciclo do papel, desde que ele é produzido até virar resíduo e reciclado, pra fazer a interdisciplinaridade da matéria de gestão ambiental com as poesias”, explica Máriam Trierveiler Pereira, professora da turma.

A estudante do 4º Ano Técnico em Química, Maria Eduarda Pereira, comenta a importância da ação. “O trabalho de conscientização é global, eu penso que a mídia tenta trabalhar isso, só que é muito distante ver na tv, na internet, acho que presencialmente é muito mais válido, e o dia de hoje é pra isso”, diz. E conclui: “quando a gente sai da escola e vem pra rua a gente tá transformando muito mais as coisas, isso também é educação e ciência, e com a interdisciplinaridade você consegue entender melhor o mundo como um todo, rompendo a barreira entre o ensino da escola e o ensino prático do dia a dia”.   

Pra quem quiser ver e ler, as poesias estão penduradas em árvores na avenida Paraná, rua Ministro Salazar e Doutro Camargo, e todas versam sobre o meio ambiente. 

Dali os alunos desceram para o Bosque Uirapuru realizar o 3º Abraço Ambiental, que ganhou certificação de reorde ano passado, no Ranking Brasil. Esse ano o gesto contou com 904 participantes.

Fonte:

Deixe seu comentário