Portal da Cidade Umuarama

Desobstrução de galerias pluviais reduzirá alagamentos em Umuarama

Publicado em 11/09/2017 às 06:01

Umuarama - Devido à capacidade reduzida de escoamento da água das chuvas, bem como à crescente impermeabilização do solo e à incidência recorrente de temporais com grande índice pluviométrico, há alguns anos o alagamento vem se tornando um problema recorrente em Umuarama, tanto em alguns bairros como na região central. Com a ocupação do solo, a construção de calçadas e o alto índice de pavimentação urbana, aumentar a capacidade das galerias exige grandes investimentos financeiros e provocaria transtornos para a população, bloqueando a entrada de casas e comércios e interrompendo o trânsito, entre outros incômodos.

Apesar dessas dificuldades e da escassez de recursos, a Prefeitura vem realizando melhorias na drenagem pluvial em vários pontos da cidade. Recentemente o município implantou grelhas de trilhos de ferro, tipo mata-burro, na Avenida Guanabara, captando as águas direcionadas desde o trevo saída para Xambrê e Avenida Ângelo Moreira da Fonseca, além da ampliação da captação com uma nova rede com tubos de 1,20 metro de diâmetro. Em outros pontos, foram implantadas grandes bocas de lobo e aumentada a capacidade de escoamento com novas tubulações, caso da Avenida Parigot de Souza, no Bosque dos Xetá.

Nesta semana, outro serviço começou a ser realizado na Rua Governador Ney Braga, entre a Ministro Oliveira Salazar e o Paço Municipal. “Com esta região é densamente ocupada pelo comércio e recebe um movimento absurdo de veículos, por ser uma das artérias do trânsito no centro, não faremos buracos para impedir o tráfego e nem bloquear o acesso aos comércios. Existem tubulações antigas de grande porte totalmente obstruídas com terra, areia, pedras e entulhos, devido à falta de limpeza e manutenção. É nelas que estamos trabalhando”, informou o prefeito Celso Pozzobom.

O local é ponto de constantes alagamentos devido à capacidade reduzida de escoamento, já que parte das galerias encontra-se inutilizada. “Através de licitação, contratamos uma empresa especializada em desentupir bueiros e tubulações com jatos de alta pressão e uma potente bomba de sucção, que retira toda a terra de dentro dos tubos e libera a passagem das enxurradas”, explicou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

Na rua Ney Braga, a empresa está desobstruindo uma galeria dupla – duas redes de tubos de 1 metro de diâmetro, cada – que há muitos anos encontravam-se bloqueadas. “Liberar essas tubulações é como construir uma nova rede de galerias com grande capacidade de escoamento. Os tubos estão lá, mas não funcionavam devido à obstrução. Com a limpeza concluída, já deveremos notar a diferença na próxima chuva”, acredita o prefeito Pozzobom.

Até a última quarta-feira, mais de 50% das tubulações já haviam sido liberados. Como a empresa trabalhou no feriado de 7 de setembro e também nesta sexta, a previsão era de que o trecho – de 190 metros de extensão – fosse desobstruído totalmente ainda esta semana. Depois serão atendidos outros pontos da cidade. “Contratamos 500 horas/máquina para limpeza de bueiros, caixas de ligação, poços de visita e galerias pluviais.”, acrescentou o secretário Isamu Oshima.

A empresa, de Paiçandu, é especializada no ramo e utiliza equipamento mecânico de aspiração, hidrojato e sucção por meio de bombas, com acionamento hidráulico. “O investimento, de R$ 174 mil, é bem inferior à implantação de novas galerias e vai surtir praticamente o mesmo efeito sem causar nenhum transtorno à população nem ao comércio. Vamos levar esta solução para outros locais da cidade e construir galerias apenas onde for estritamente necessário”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário