Portal da Cidade Umuarama

Pintura

Curso de Arquitetura da Unipar leva projeto para Distrito de Serra dos Dourados

Objetivo foi revitalizar um espaço do pátio de uma escola municipal e transformá-lo em um parquinho infantil

Publicado em 09/08/2019 às 08:01
Atualizado em

Obra concluída: conhecimento técnico e esmero foram mesclados para o sucesso do projeto (Foto: Unipar)

Com apoio do Rotary Clube Catedral, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar executou mais uma edição do projeto de extensão ‘Pintura Solidária’. A intervenção, como os acadêmicos chamam, aconteceu na Escola Municipal de Serra dos Dourados, distrito de Umuarama.

Lá, um espaço do pátio foi transformado num parquinho infantil multicolorido. As tintas e os brinquedos – casinha de boneca, escorregador e outros – foram doados pelos rotarianos, que também participaram da ação, colaborando no trabalho de pintura. No vaivém dos pinceis também estavam acadêmicos de Arquitetura e a coordenadora do curso, professora Paula Gomes.

Os trabalhos começaram na prancheta do Escritório Modelo da Unipar, de onde saiu o projeto arquitetônico. O parquinho será utilizado pelos alunos de Educação Infantil [crianças de 4 e 5 anos]: são 80, divididos nos períodos da manhã e tarde. Professores da escola também ajudaram. A diretora, professora Cecília Ferrari, diz que há muito tempo sonhava com essa melhoria: “Esse empreendimento só foi possível graças à parceria com o Rotary e a Unipar; foi uma mistura de boas vontades, com um resultado bem-sucedido”.

 projeto ‘Pintura Solidária’ vem sendo colocado em prática desde 2015; nesse período, foram várias intervenções atendendo entidades e creches, além de escolas. “A intenção é colocar o aluno na prática, envolvê-lo em relações de vivência e de toda essa doação na transformação de um espaço para que perceba que a participação em uma ação social é capaz de potencializar essa responsabilidade que ele tem frente às questões do mundo”, afirma a professora Paula, orgulhosa dos bons resultados.

A presidente do Rotary, Cintia Araújo, também ficou feliz com o sucesso da ação. “Embasada no ideal do servir, a Fundação Rotária tem como principal missão financiar projetos humanitários; quando apresentamos esse projeto prontamente fomos atendidos, já que essa benfeitoria irá promover melhoria na qualidade da educação das crianças”, afirma.

Projeto foi instalado num espaço lateral da escola

Teoria com prática

No ‘Pintura Solidária’, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Unipar trabalharam o tempo todo com muita empolgação. “Acho necessário o curso nos dar esta chance de participar de uma atividade prática tão produtiva, que nos deu muito prazer e paz”, afirma a estudante Abilene Tomazela.

“Viemos para ajudar, com muito amor e carinho”, acrescenta sua colega, Gabriela Sette. “A arte é o berço da arquitetura e, nesta ação, atuando como pintores, pudemos praticar teorias e experimentar muita emoção”, defende o acadêmico Gustavo Martins.

 Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo na ação: aprendizagem prática e cidadania

Fonte:

Deixe seu comentário