Portal da Cidade Umuarama

Curso da Unipar cria Centro de Consultoria Agrária para beneficiar agricultores

Publicado em 24/07/2017 às 08:07

Umuarama – Muitos são os fatores que interferem de forma negativa nas atividades agropecuárias, como os aspectos físicos e ambientais, clima, perda ou redução dos nutrientes do solo, falta de condições adequadas de armazenamento e transporte de produtos e pouco incentivo governamental político e econômico.

O conhecimento detalhado destes fatores possibilita a criação de novas estratégias de manejo que podem contribuir substancialmente no aumento do potencial da lavoura. É o que defendem os integrantes do Centro de Consultoria Agrária, projeto de extensão da Universidade Paranaense – Unipar.

O órgão ligado ao curso de Engenharia Agronômica foi criado para beneficiar os produtores rurais da região com assessoria técnica. “Nossa proposta é auxiliar o agricultor para que ele tenha um maior rendimento em suas lavouras, repassando orientação sobre as melhores práticas de manejo em diferentes culturas”, diz a coordenadora do curso, professora Carolina Amaral.

Segundo ela, durante o trabalho de assessoria, os estudantes vão fazer na propriedade, entre outros trabalhos, o diagnóstico de doenças de plantas e a identificação dos tipos de pragas, e vão recomendar o uso de insumos com base em resultados de análise de amostras de solo. Tudo com supervisão dos professores.

“Com isso, o agricultor poderá ter uma produção agrícola mais eficiente, econômica e sustentável”, garante a coordenadora, destacando a importância do trabalho do engenheiro agrônomo nesse contexto. “É ele que, com base no seu conhecimento, pode estabelecer práticas eficazes e econômicas para solucionar os problemas nas lavouras”

Os agricultores interessados em participar do projeto podem entrar em contato com o Prove (Programa de Valorização da Educação), pelo telefone (44) 3621-2848, ou com a professora Carolina, no e-mail carolinaamaral@prof.unipar.br ou no telefone (44) 3621-2828/ramal 3853.

Fonte:

Deixe seu comentário