Portal da Cidade Umuarama

Crianças da Escola Ângelo Moreira recebem orientação sobre animais peçonhentos

Publicado em 18/08/2017 às 05:29

Umuarama - Os alunos da Escola Municipal Dr. Ângelo Moreira da Fonseca receberam orientações sobre cuidados que devem tomar para evitar acidentes com escorpiões, aranhas, abelhas e formigas – aracnídeos e insetos com os quais elas convivem diariamente no bairro e às vezes até na unidade educacional. A palestra foi ministrada por agentes da Vigilância Ambiental, que integra a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Umuarama, na manhã da última quarta-feira, 17.

Pelos relatos espontâneos, várias crianças da escola – que fica na entrada do Parque Dom Pedro – já tiveram algum contato com aracnídeos e alguns até com escorpiões. “Temos trechos de mata fechada e problemas com o lixo, que alguns deixam acumular em suas casas. Por isso, são vários os relatos de escorpiões no bairro”, afirmou a diretora Rosângela Aparecida Marques Bragatto. A palestra foi solicitação da diretora.

Com maquetes, fotos e exemplares, os agentes ambientais explicaram às crianças do 1º ao 3º ano em dois turnos – manhã e tarde – os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes. O maior agravante é o acúmulo de lixo, que favorece a reprodução de insetos vetores de várias doenças e também serve de esconderijo para aranhas e escorpiões.

Uma maquete que apresenta modelos de cidade limpa e suja, construída pelas agentes Maria Lopes e Maria Salete, foi apresentada aos alunos, acompanhada das precauções que devem ser tomadas para combater a proliferação de vetores como o mosquito transmissor da dengue, zica vírus e febre chikungunya, e também o caramujo africano, que pode transmitir meningite e causar prejuízos na agricultura.

“É importante falar sobre esse tema com as crianças, pois elas adquirem uma visão crítica e levam o problema aos pais, ajudando até a cobrar soluções”, acrescentou o coordenador da Covisa, Flávio Posseti. “Se conseguirmos eliminar o lixo em casa, armazenar tudo corretamente para a coleta, acabar com recipientes que acumulem água e dar um fim aos entulhos, muitos problemas de saúde serão reduzidos graças ao controle dos vetores. E as crianças, além de estarem mais protegidas dos acidentes, se tornarão adultos mais conscientes”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário