Portal da Cidade Umuarama

Construção do Centro de Iniciação ao Esporte avança no Sonho Meu

Publicado em 05/04/2017 às 03:59

Umuarama - Após meses de atraso no repasse de recursos, por parte do Governo Federal, as obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Conjunto Habitacional Sonho Meu, ganharam novo ritmo no início desde ano e agora avançam rapidamente. O projeto vai ampliar a infraestrutura de equipamentos esportivos de Umuarama, contribuindo para o desenvolvimento social e esportivo das crianças e adolescentes, além de despertar talentos para o esporte de alto rendimento, priorizando modalidades olímpicas..

O Ministério do Esporte incluiu o projeto nas ações da fase dois do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e Umuarama foi uma das poucas cidades paranaenses contempladas com uma unidade. Apesar da demora na construção, iniciada em junho de 2015, os moradores do Sonho Meu acompanhar agora a obra num ritmo acelerado.

O avanço foi possível porque o governo federal finalmente destravou o repasse dos recursos. “Agora já podemos ver o piso da quadra do ginásio de esportes que será coberto, os vestiários, parte do mezanino e a base de sustentação da cobertura metálica, a ser implantada nos próximos meses. A previsão é de que até o final do ano a obra esteja concluída e já possa ser utilizada pela comunidade”, comentou o prefeito Celso Pozzobom.

Para ele, o conjunto habitacional concentra grande número de crianças e adolescentes e o centro esportivo ocupará o vácuo deixado pela educação em meio período, que coloca as crianças a mercê das más influências. “Vemos o esporte como aliado na formação do cidadão e promoção da qualidade de vida. O desenvolvimento social é uma preocupação constante, nesta gestão, junto com o crescimento econômico e sustentável do município”, avaliou Pozzobom.

O bairro já conta com quadra de areia, Academia da Terceira Idade (ATI) e parquinho infantil. O CIE, em construção na praça central, é um projeto mais completo. O secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, explica que a obra foi orçada inicialmente em R$ 3,4 milhões, na esquina das ruas Olavo Bilac com Graciliano Ramos. Os recursos são do Ministério do Esporte, com contrapartida do município.

O complexo terá área construída de 2.419 m², contando com ginásio coberto de piso sintético flexível, adequado à prática de diversas modalidades, além de arquibancadas para 180 pessoas, banheiros, vestiários para atletas, espaço administrativo, sala de técnicos e professores, sala de primeiros socorros, copa e mezanino.

Os ambientes são adaptados a pessoas com necessidades especiais. Haverá ainda uma quadra poliesportiva aberta, do lado externo. Com o projeto consolidado, serão ofertadas até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica, em espaços bem adequados ao desenvolvimento de base para esportes de alto rendimento. “Vai ser uma grande estrutura que nos permitirá colocar em prática uma série de projetos voltados ao esporte e lazer dos moradores do bairro”, completou o diretor de Esporte e Lazer, Jeferson Gabriel da Silva.

Fonte:

Deixe seu comentário