Portal da Cidade Umuarama

inovação

Congresso internacional da Unipar reúne dois mil participantes em Umuarama

A universidade recebeu congressistas e palestrantes da Áustria, Estados Unidos, Canadá, Portugal e Argentina

Publicado em 25/10/2019 às 06:52

Estudantes que apresentaram painéis: trabalhos científicos incluem assuntos de pesquisa de todas as áreas do conhecimento (Foto: Divulgação Unipar)

Mesa-redonda com a professora austríaca Monika Schmoll foi um dos eventos que abriram o 4º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação / 18º Encontro Anual de Iniciação Científica da Universidade Paranaense, em Umuarama, que começou ontem e segue nesta sexta, no Câmpus III, com cerca de dois mil participantes. Schmoll, que é pesquisadora do Austrian Institute of Technology, veio para falar sobre reaproveitamento de resíduos agroindustriais e, para isso, estratégias biotecnológicas para obtenção de enzimas fúngicas com diversas aplicações.

Para os debates, a Unipar recebe congressistas internacionais também dos Estados Unidos, Canadá, Portugal e Argentina, e muitos outros de grandes universidades brasileiras. Pesquisadores da Unipar, dos programas de mestrado e doutorado, também fazem parte dos grupos de palestrantes. Seguindo o eixo temático ‘Educação, desenvolvimento sustentável e ética’, a programação inclui também mostra de trabalhos científicos [de forma oral e em painéis], palestras, oficinas, feira de empresas e outras atividades voltadas à difusão do conhecimento científico. Praça de alimentação com food trucks no pátio do Câmpus é a novidade.

Abuso de drogas e neuromodulação: da neurociência básica à pratica clínica’ foi tema da segunda mesa-redonda, realizada ontem à tarde; hoje o evento terá mais duas mesas-redondas, que vão abordar ‘Vigilância integrada em regiões fronteiriças’ e ‘Liberdades e limites para a convivência social: direito, democracia e responsabilidade’. E também continuam as exposições de trabalhos. O foco principal do Congresso é proporcionar ao universitário a oportunidade de apresentar estudos científicos que desenvolvem, na graduação e na pós-graduação. Integrar pesquisadores discentes e docentes das diferentes áreas do conhecimento é outro objetivo do evento, organizado pela DEGPP (Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e da Pós-graduação) da Unipar.

Internacionalização

Segundo a diretora, professora doutora Evellyn Wietzikoski, a Unipar investe no evento para reforçar sua política de internacionalização.

“Este intercâmbio de conhecimento, esta interação de pesquisadores demonstra o quanto levamos a sério a produção do saber e sua difusão; alguém pode dizer que se trata de um evento ousado para uma cidade de interior, mas provamos que é possível quando se quer”.

Para ela, o Congresso, mais uma vez bem-sucedido, reafirma o potencial da Unipar no protagonismo da ciência. “Pela grandiosidade e diversidade dos temas abordados, nosso Congresso já se tornou um evento referência no Paraná, sendo elogiado e recomendado por instituições de peso”, orgulha-se.

Fonte:

Deixe seu comentário