Portal da Cidade Umuarama

Educação

Concurso premia redações sobre os riscos do trabalho infantil

Concurso de produção de texto teve a participação de 2.093 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental

Publicado em 22/11/2017 às 07:31

Tema envolveu alunos e professores das escolas da Rede Municipal de Ensino de Umuarama (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Umuarama, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Secretaria Municipal de Assistência Social, concluiu na última segunda-feira o concurso de produção de texto do projeto “Estudar, brincar e aprender... Trabalhar só quando crescer”, que colocou em discussão o tema trabalho infantil, envolvendo alunos e professores das escolas da Rede Municipal de Ensino.

A ação, articulada entre os setores de educação e assistência social – órgãos responsáveis pela garantia dos direitos da criança e do adolescente – se justifica diante do alto índice de ocorrência do trabalho infantil. Segundo dados do Ministério Público do Trabalho, o Brasil é o terceiro país da América Latina que mais utiliza mão de obra infantil, com mais de 4 milhões de crianças e jovens dos 5 aos anos sendo explorados no trabalho, diariamente.

O concurso de produção de texto teve a participação de 2.093 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, oriundos das 22 escolas da rede municipal. Em cada unidade escolar foram selecionadas três produções de texto do 4º ano e três do 5º ano, entregues na Secretaria Municipal de Educação. As redações foram julgadas por uma comissão composta por representantes das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Segundo a coordenadora educacional Dalva Teodoro de Azevedo da Silveira, com o trabalho desenvolvido junto aos alunos, para o concurso, “já foi possível ver resultados, pois com a discussão dessa temática houve denúncias no Disque 100 de casos graves, envolvendo crianças. Dessa forma, temáticas sobre infância e adolescência são de suma importância no ambiente educacional”, afirmou. A secretária da Assistência Social, Graziella Gomes de Freitas, participou da premiação e elogiou a qualidade das redações dos alunos.

A secretária da Educação, Maria Clory Zanferrari, destacou a importância do debate. “Programas como o adolescente e o jovem aprendiz permitem o aprendizado de uma profissão sem interferir nos estudos. Já o trabalho infantil é crime, pois muitas vezes priva as crianças da sua infância, atrapalha o seu desenvolvimento natural e afeta o aprendizado, já que afasta muitos da escola, sem falar nos riscos à saúde aos quais muitas crianças são submetidas”, lamentou. “O debate sobre esse tema precisa ser incorporado à educação, envolvendo pais, familiares, professores, a sociedade em geral e a escola”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário