Portal da Cidade Umuarama

Concurso escolherá a melhor merenda das escolas do município

Publicado em 04/07/2017 às 06:20

Umuarama - Serão abertas em breve as inscrições para o Concurso Gastronômico de Merendeiras da Rede Municipal de Ensino, que neste ano terá a segunda edição, realizada pela Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. A ideia é premiar e divulgar para a comunidade receitas culinárias elaboradas pelas merendeiras que cuidam da alimentação das crianças nos CMEIs (centros municipais de ensino infantil) e escolas municipais.

As inscrições serão recebidas a partir do próximo dia 18. Foram ofertadas 44 vagas – uma para cada instituição da rede municipal. “Se alguma escola ou CMEI não inscrever a sua merendeira, a vaga será disponibilizada para outras interessadas em participar. O objetivo é estimular a criatividade das merendeiras, divulgar a qualidade da merenda oferecida pelo município e estimular as escolas a ofertar pratos de baixo custo, porém com qualidade nutricional e sensorial”, explicou a nutricionista Fabiana Tonon Laino, da Divisão de Alimentação Escolar.

O concurso também visa incentivar a criatividade na apresentação dos pratos, na hora de servir aos alunos, e valorizar o profissional que prepara a merenda, capacitando-o e promovendo a troca de informações técnicas e gastronômicas.

Para a inscrição, os participantes deverão preencher as fichas e enviar suas receitas pelo e-mailconcursodemerendeiras2017@umuarama.pr.gov.br. Somente após a confirmação de recebimento a inscrição no concurso será validada. As unidades educacionais receberão por e-mail a ficha de inscrição e a lista com os ingredientes que poderão ser utilizados na elaboração dos pratos.

“Será obrigatória a utilização exclusiva dos produtos oferecidos para a merenda escolar, conforme lista enviada. Se alguém utilizar produto fora da lista será desclassificado”, alerta Fabiana. Caso o número de inscrições remanescentes ultrapasse as 44 vagas, o critério de escolha será a ordem de recebimento.

A premiação é bem atrativa. A dona do melhor prato receberá uma TV de LED 32 polegadas; o segundo lugar ganhará um telefone celular e o terceiro um kit de produtos d'O Boticário. Todas as participantes receberão, ainda, um livro com as 44 receitas inscritas na competição. As inscrições serão aceitas de 18/07 a 25/08, quando serão comunicadas vagas remanescentes – caso haja – que poderão ser preenchidas até 31/08. O recebimento dos pratos será no dia 29/09, das 17h30 às 18h30, na Associação dos Servidores Municipais de Umuarama (Assemu), e a avaliação pelos jurados acontecerá às 19h do mesmo dia. A entrega do caderno de receitas aos participantes ocorrerá até 30/10.

Cada participante apresentará, no dia do concurso, duas porções de sua receita – uma para a degustação da comissão julgadora e outra para servir aos convidados presentes. Não poderão ser inscritos pratos que sejam cópias integrais de receitas encontradas em publicações de gastronomia e culinária, sites, cardápios de restaurantes e estabelecimentos gastronômicos e outros meios de ambientes públicos.

A comissão julgadora será composta por 20 integrantes, sendo quatro nutricionistas, quatro representantes do Executivo, dois do Núcleo Regional de Educação, dois do Conselho Municipal de Educação, quatro do Conselho de Alimentação Escolar/CAE e quatro representantes dos patrocinadores do concurso. As receitas serão julgadas por pontuação com base nos critérios de sabor (30 pontos), apresentação do prato (20), criatividade (20) e aspectos nutricionais (30), perfazendo o máximo de 100 pontos.

Fonte:

Deixe seu comentário