Portal da Cidade Umuarama

Concurso de Culinária desafia habilidade dos acadêmicos de Nutrição

Publicado em 16/10/2017 às 07:53

Umuarama - Com o intuito de enriquecer o aprendizado dos acadêmicos, o curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu a 4ª Jonutri (Jornada de Nutrição) e o 4° Fórum Pedagógico. Durante cinco noites, professores, estudantes e profissionais da área se reuniram para participar de palestras e oficinas. O Reitor Carlos Eduardo Garcia prestigiou.

Um dos momentos mais aguardados foi o 2° concurso Nutrição Gourmet: um prato cheio de conhecimento, em que os alunos, divididos em grupos, tinham que buscar informações e fazer pratos típicos dos países Paraguai, México, Portugal, França e Alemanha. Depois de prontos, os pratos foram apresentados e servidos para estudantes dos outros cursos no Pátio das Colunas.

Cada equipe montou as mesas com decoração respeitando as tradições do país representado. Além da habilidade culinária, os grupos foram avaliados pela caracterização (roupa tradicional do país), organização, decoração, beleza dos pratos e apresentação oral da cultura alimentar do país. O Reitor foi um dos avaliadores; junto com ele estavam três nutricionistas, um acadêmico, um professor e um funcionário da Unipar. A equipe do México foi a vencedora, com os pratos burrito, polvorón e ponche de frutas.

“Nossa proposta foi promover uma atividade prática que instigasse a pesquisa da culinária internacional e, ao mesmo tempo, permitisse a vivência do trabalho em equipe, desenvolvendo o senso de liderança, organização e planejamento”, ressalta a coordenadora do curso, professora Ana Paula Hulsmeyer.

Segundo ela, os objetivos foram alcançados e o evento foi um sucesso. A Semana foi aberta com a palestra ‘Gestão e empreendedorismo na Saúde’, ministrada pelo empresário Eduardo Fernando Scheffler, sócio proprietário da Tolenutri Suplementos Alimentares, de Toledo. Também entraram na pauta os temas ‘Influência de produtos naturais na qualidade de alimentos de origem animal’, com a especialista Liliane Nunes Barbosa e ‘Imunonutrição’, com Murilo Pereira. 

A Jornada continuou com oficinas. Os temas foram: Gastronomia Funcional, com a nutricionista Katia Cristina Santin; Nutrição e Fertilidade, com a nutricionista Viviane Scheifer; Autoconhecimento: Um olhar para sua carreira, com a psicóloga Sonia Rossi; e Diabetes Mellitus, com a médica Patrícia Prante.

Fonte:

Deixe seu comentário