Portal da Cidade Umuarama

Comércio vendeu em média 7% a mais do que no Natal de 2015

Publicado em 28/12/2016 às 05:41

Umuarama – As vendas para o Natal 2016 no comércio de Umuarama cresceram aproximadamente 7% em relação ao mesmo período ano passado. O índice não é oficial, mas foi anunciado nesta terça-feira (27) pelo vice-presidente da Aciu, Celso Zolim. De acordo com Zolim, no ano passado as negociações durante o período que antecede o Natal foram 25 % em média, mais altas do que as vendas nos demais meses de 2015. “O avanço nas vendas deste ano foi um reflexo de uma economia aquecida que sempre foi apresentada no comércio de Umuarama, apesar do anuncio de crise”, comenta.

Na última pesquisa divulgada pelo IBGE, a cidade possui atualmente 109.132 mil habitantes e 23%, isto é, 25.093 pessoas, estão com seus nomes registrados no banco de dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), mantido pela Aciu. Apesar de o número ser considerado alto, ele está bem abaixo da média paranaense e mais ainda da média nacional, que gira em torno de 40%.

Celso Zolim explica que Umuarama faz parte de uma região diferenciada, e que os números, tanto do aumento de negociações do Natal, quanto o que apresenta queda na inadimplência, é reflexo de um mercado seguro e de consumidores conscientes. “Sempre tivemos abaixo dos níveis de inadimplência divulgados no restante do Paraná.

O consumo continua normal na cidade, ele tem variações, como esta no Natal, é claro, mas a crise segue aqui na mesma proporção em que está no restante do país”. “Nos levantamentos feitos pela associação informalmente neste período, já acredito que o Natal teve suas peculiaridades, mas a média de consumo aumentou”, explica, lembrando que a previsão é de que o mercado local volte a melhorar com o retorno das aulas nas universidades. 

“Esperamos que com a chegada dos alunos às universidades, o mercado volte a aquecer rapidamente. São jovens adquirindo produtos para casa, móveis, roupas, entre outros e até o mercado imobiliário também melhora, trazendo mais renda para os locadores e assim por diante”. O vice-presidente lembra que com o aumento das vendas devem ser ainda melhor após fevereiro.

“O feriado de carnaval cairá no final de mês (28/02), portanto não vai atrapalhar o mercado. Pelo contrário, acreditamos que por conta disso pode ajudar o mercado local”. Ele explica também que durante as vendas alguns comerciantes chegaram a negociar cerca de 10% a mais do que no mesmo período do ano passado e outros até 15% acima do normal. “Dependendo do ramo, os negócios foram mais altos, noutros foram menores, mas em média é de que chegamos a 7% a mais que no pré-comércio de Natal do ano passado”, encerra.

Fonte:

Deixe seu comentário