Portal da Cidade Umuarama

Medicina Unipar

Com mais de 700 candidatos, vestibular será realizado neste domingo

Unipar montou estrutura supermoderna para o curso; ambientes poderão ser visitados pelos estudantes e seus familiares

Publicado em 17/02/2018 às 00:57
Atualizado em

Equipamentos arrojados compõem espaços que serão utilizados para aulas práticas (Foto: Unipar)

A Universidade Paranaense está com tudo pronto para a realização do vestibular para o curso de Medicina. Com 708 inscritos, pleiteando 60 vagas (o que gera concorrência de 11,8 por 1), as provas serão aplicadas na tarde deste domingo (18) das 14 às 18h, no Câmpus-Sede da Instituição. Os integrantes da CCPS (Comissão Permanente do Processo Seletivo) pedem para que o candidato chegue com uma hora de antecedência e salientam que os portões serão fechados, impreterivelmente, às 13h55m. 

Para garantir a tranquilidade, a Unipar contratou empresa de segurança e escalou e preparou 114 funcionários, que vão atuar como fiscais, banca e atendimento, nas salas de aulas e corredores dos locais que irão acomodar os candidatos. As provas foram elaboradas pela Fundação Carlos Chagas, que tem o compromisso também de corrigir e apresentar a lista dos selecionados. 

A nota final dos candidatos será a somatória de pontos obtidos na prova objetiva com a nota da prova de redação. Será automaticamente eliminado, sem direito a classificação, o candidato que obtiver nota zero na prova objetiva e/ou na de redação. Em relação aos rumos positivos que o curso de Medicina da Unipar vem tomando, o Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, diz estar muito satisfeito. “É o nosso primeiro vestibular e já acontece com grande sucesso”, exclama. 

Ele lembra que a luta pela conquista do curso, junto ao Ministério da Educação, foi árdua e longa [durou quase quatro anos], mas valeu todo o sacrifício e investimentos. No entanto, o mérito ele divide com colaboradores da Unipar que atuaram no processo e lideranças políticas de Umuarama e região. 

“A Unipar almejava o curso, assim como a cidade e a região, já que vislumbra benefícios para todos”, enfatiza, acrescentando, nos agradecimentos, o importante empenho dos diretores e preceptores dos hospitais de Umuarama, decisivo na evolução do processo. “A alta qualidade dos serviços prestados em residência médica [que vem sendo oferecida desde 2013] foi imprescindível para a concretização desse sonho coletivo”, afirma. 

São parceiros da Unipar a Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura e os hospitais de Umuarama – Norospar, Nossa Senhora Aparecida, Cemil, e o do câncer, da Uopeccan – e o Hospital Municipal de Cruzeiro do Oeste. Todos investiram para se adequar às exigências do Ministério da Educação, já que irão receber acadêmicos para estágio. Para receber os candidatos ao vestibular e seus acompanhantes – normalmente os pais fazem questão de participar deste momento importante dos filhos – a Unipar planejou uma recepção especial, com diferentes ações. Uma delas é a visitação aos laboratórios do complexo que dará suporte às atividades práticas do curso de Medicina. 

São cerca de 20 laboratórios, uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e o CSS (Centro de Simulação em Saúde), este com aparato tecnológico moderno, composto por consultórios (ala de ‘consultas básicas em atenção primária e especialidades’), ambientes que simulam um hospital (com setores que representam quarto, bloco cirúrgico e UTI, entre outros) e salas de estudos. 

No CSS, vários bonecos que simulam pacientes prometem causar sensação; ligados à internet, esses ‘pacientes’ demonstram várias doenças, para que o estudante de Medicina elabore diagnóstico e condutas de tratamento. 

“A proposta do CSS e da UBS [funcionando há mais de um ano dentro do Câmpus-Sede, com cerca de oito mil pacientes cadastrados] é aproximar o estudante de Medicina, já no início da graduação, às situações da realidade da profissão”, afirma a coordenadora do curso, professora Regina Vicentini. 

“Tudo para que as atividades sejam desempenhadas com alto nível de qualidade, permitindo que ele aprenda técnicas e capacidades decisórias”, emenda a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professor Irineia Baretta.

Fonte:

Deixe seu comentário